Vereadores cobram do Hospital respostas sobre o tomógrafo estragado

por Assessoria de Imprensa última modificação 06/02/2024 11h59

Vereadores cobram do Hospital respostas sobre o tomógrafo estragado

Em forma de requerimento o presidente da câmara de vereadores Mauricio Zimmermann (PL), e os colegas vereadores André Flenik, Chico Mineiro, Wilmar Sudoski, Adilson Steidel, Zenilda Lemos, Silmara Gontarek e Tati Carvalho, na 1ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira, 05, requerem que seja encaminhado ofício ao Presidente do Hospital Santa Cruz, Reinaldo de Lima Júnior, solicitando informações sobre a manutenção do Tomógrafo.

Zimmermann lembrou que o tomógrafo custou R$ 1 milhão foi comprado há pouco mais de dois anos. Lembrou-se ainda que foi através do ex-vice-prefeito Renato Pike (PL) junto ao governador Carlos Moisés.

Segundo apurado está estragado desde o fim do ano passado (2023), está orçado em R$ 160 mil para voltar a funcionar. Um Projeto de Lei que libera esse recurso pelo Município foi discutido na segunda-feira nas reuniões das comissões momentos antes da sessão.

O projeto passou na primeira votação, e deverá passar em segunda votação também. Mas os vereadores elaboraram requerimento com vários questionamentos como:
- A quanto tempo o tomógrafo não está funcionando?
- Quais medidas foram tomadas até o momento para o conserto?
- Qual o número total de procedimentos realizados por município?
- O equipamento está dentro do prazo de garantia?
- As manutenções foram realizadas conforme recomendação do fabricante?
- As manutenções estão em dia? Quantas foram realizadas até agora?
- Se possível enviar as ordens de serviço e relatórios de manutenção realizadas no equipamento nos últimos dois anos.
- Quem é o responsável técnico pelo equipamento?
- Quem é o responsável financeiro pela manutenção?
- Os atendimentos particulares utilizam o mesmo tomógrafo?
- Se foi solicitado a contrapartida de outro município para o conserto?

André Flenik iniciou destacando a importância desse requerimento, lembrou que o hospital é privado. Esse tomógrafo é importante para os rendimentos mensais do hospital, e as informações são importantes também.

Tati Carvalho quer entender sobre o que acontece, hospital é uma associação e não é de hoje que temos problemas financeiros, “nós precisamos do hospital”, falou ela.

A vereadora Zenilda Lemos, foi mais direta. “Os municípios da região vão contribuir com o quê?” Sobre a prefeitura de Canoinhas bancar o conserto do tomógrafo. Encerrou ainda lembrando que “o aparelho atende a moradores de toda a região pelo SUS, mas também atende particulares e convênios”.

“Essa é uma discussão antiga e de difícil solução”, iniciou falando o vereador Wilmar Sudoski. Nós só temos um hospital, precisamos sim ajudar, uma questão difícil de ser entendida, difícil de ser resolvida, se com ele é ruim, imagina sem ele, concluiu.

Adilson Steidel, concordou com os colegas, falando que sempre tem outros municípios fazendo uso do equipamento e que chegou a informação que passou o prazo de manutenção do equipamento.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199