Vereadores apresentam requerimento solicitando a volta gradual do comércio

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h44

Na sessão desta terça-feira, 07, os vereadores de Canoinhas apresentaram e aprovaram dois requerimentos solicitando um estudo urgente para a volta gradativa das atividades comerciais no município. Grande parte da atividade comercial está fechada desde meados de março em razão de decreto estadual, com o objetivo de isolamento social para o combate ao Coronavirus.

O primeiro requerimento é direcionado ao prefeito de Canoinhas Beto Passos e ao presidente do Hospital, Reinaldo de Lima, solicitando informações a respeito do que está sendo realizado no município para o combate ao Coronavirus e o impacto econômico gerado pela pandemia. Os vereadores pedem esclarecimentos se há alguma medida sendo tomada para que indústrias e comércio local sejam fomentadas a produzir e vender produtos que auxiliem no combate ao Covid-19. Informar se há estudo de impacto econômico no município e ações municipais para minimizar seus efeitos, especialmente em relação a comerciantes que estão proibidos de desempenhar suas atividades empresariais.

Já relacionados aos Atos Administrativos, os vereadores pedem informações sobre quais bens e serviços foram ou serão adquiridos pelo Município, na modalidade de dispensa de licitação. Também pedem informações se há um planejamento estratégico quanto a possível crise de falta de água, por conta do baixo nível dos rios em nossa região. Uma estimativa do número de casos de Covid-19 no município, e ainda informações se está ocorrendo o pagamento do transporte escolar, contratado pelo município para realizar o transporte dos alunos, visto a suspensão das aulas presenciais.

Relacionados a Saúde, no requerimento os vereadores pedem informações sobre o auxílio financeiro ao Hospital Santa Cruz de Canoinhas, ainda informações se existe previsão de criação de hospital de campanha ou aumento do número de leitos no Hospital. No requerimento ainda solicitam uma relação de quais são as ações municipais de conscientização à higiene da população para diminuição da propagação do Covid-19. Expor se há um plano de ação para auxílio psicológico dos munícipes que se encontram em isolamento ou quarentena. Informações se os Servidores Públicos Municipais, especialmente aos que atendem diretamente o público externo, estão munidos de EPIs.

O requerimento ainda pede esclarecimento sobre a previsão de aquisição de testes rápidos para detecção do Covid-19, dados se o setor de epidemiologia municipal fez algum levantamento ou pesquisa acerca da efetividade do isolamento horizontal. E por fim, determinar que os alimentos adquiridos para as escolas municipais sejam repassados para o Hospital Santa Cruz de Canoinhas, por conta que não estão sento utilizados na alimentação dos alunos, em razão da suspensão das aulas presenciais.

O outro requerimento é direcionado ao governador de Santa Catarina, Carlos Moises da Silva, vendo a possibilidade que seja efetuado estudo e análise, o mais breve possível - sem deixar de se ater as devidas precauções orientadas pelos órgãos da saúde - a fim de que seja possível a retomada, ainda que gradual e em horário e número de clientes reduzidos, do exercício das atividades do comércio local, em especial lojas, auxiliando para que a população canoinhense opte por realizar suas compras em Canoinhas.