Vereadora Tati Carvalho busca respostas do Governo Municipal

por Assessoria de Imprensa última modificação 07/03/2024 11h45

Vereadora Tati Carvalho busca respostas do Governo Municipal

Durante as duas sessões realizadas nesta semana, segunda-feira, 04 e terça-feira, 05, a vereadora protocolou alguns pedidos direcionados para ao Executivo Municipal

Ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Edmilson Luiz Werka, ela está solicitando informar quantos funcionários estão atuando no setor de bloco de notas e se é possível aumentar o número de funcionários na época de safra para auxiliar os produtores rurais na emissão das notas, principalmente as eletrônicas.

Para à Secretária Municipal de Educação Sônia Maria Stelzner Grosskopf, segundo ela recentemente, esta vereadora recebeu a informação de que o ônibus escolar designado para transportar os alunos de Arroios até o Salto da Água Verde até suas escolas não tem sido capaz de percorrer a rota completa devido à falta de estrutura na estrada. Como consequência, alguns pais têm sido obrigados a levar seus filhos na parte da rota que o ônibus não cobre. Diante desse cenário, solicito as seguintes informações:
1. Como é realizado o pagamento da linha de ônibus escolar na situação em que o ônibus não consegue percorrer a rota completa devido à falta de estrutura na estrada?
2. Há algum procedimento específico a ser seguido pelos pais ou responsáveis que precisam levar os alunos na parte da rota não coberta pelo ônibus?
3. Existe alguma previsão para solucionar os problemas de infraestrutura na estrada a fim de garantir o percurso completo da linha de ônibus escolar?

Solicito que as informações sejam fornecidas de forma clara e detalhada, visando esclarecer as dúvidas da comunidade escolar e garantir o melhor atendimento aos alunos.

Em outro requerimento e de nº 066/2024 de autoria da vereadora Tati Carvalho, com a colaboração dos edis Professor Osmar, Jocimar Jubanski e André Flenik, eles requerem que seja encaminhado ofício à Secretária Municipal de Educação, prezando pela comunidade escolar e pelos pais que se encontram preocupados, com o intuito de solicitar esclarecimentos sobre a atual política da prefeitura em relação à manutenção e fornecimento de materiais para as escolas municipais. Considerando a informação de que houve um aumento significativo na demanda por contribuições financeiras e de trabalho dos pais para suprir necessidades básicas nas escolas de nossa localidade, desde utensílios para a cozinha até materiais pedagógicos, e até mesmo reformas estruturais como limpeza de calhas e compra de bebedouros, que têm sido solicitados aos pais através de aplicativos e outras plataformas de comunicação; a fim de entender melhor a razão por trás dessa solicitação e como ela se alinha com os recursos alocados pelo município para a educação, solicitamos as seguintes informações:
1. Justificativa para a solicitação de contribuições dos pais para a compra de materiais e manutenção de escolas, incluindo utensílios para a cozinha, bebedouros, brinquedos pedagógicos e material escolar;
2. Lista detalhada dos materiais adquiridos através das contribuições dos pais nos últimos três anos para cada escola municipal;
3. Lista detalhada dos materiais adquiridos através da prefeitura nos últimos três anos para cada escola municipal;
4. Lista das obras de manutenção e limpeza realizadas nas escolas nos últimos três anos, incluindo quais foram financiadas pelos pais e quais foram custeadas pela prefeitura;
5. Informações sobre a política atual da prefeitura em relação à manutenção de escolas e fornecimento de materiais, incluindo os critérios para determinar quais custos são cobertos pelos pais e quais são de responsabilidade da prefeitura.

Tati e Willian Godoy, solicitaram à Secretária Municipal de Saúde, Francieli da Costa Colla, informações sobre quais especialidades estão contratadas hoje pelo município e cópia dos contratos, licitações ou dispensa de licitação que gerou os contratos.
Para a Secretária Municipal de Educação, eles estão solicitando informar quais linhas do transporte escolar houveram desistência das empresas contratadas, por qual motivo a nova Empresa de Transporte Escolar desistiu de prestar o serviço e quais medidas estão sendo tomadas para reparar a perda das aulas dos alunos afetados?

E ainda considerando a notícia da falta do medicamento Risperidona no município de Canoinhas, uma vez que Risperidona é um medicamento essencial para o tratamento de transtornos do espectro autista (TEA) e outras condições psiquiátricas; e sua falta impacta diretamente a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos que dependem desse fármaco para controlar sintomas associados aos seus transtornos, segundo informaçoes de que a Risperidona está disponível em cidades vizinhas, o que nos leva a questionar as razões para sua ausência em nossas unidades de saúde, solicito as seguintes informações:
1. Qual é o motivo oficial para a falta de Risperidona em nossas unidades de saúde?
2. Existe um plano em vigor para remediar essa situação e garantir o fornecimento contínuo desse medicamento essencial?
3. Caso não haja um plano em vigor, quais são as medidas imediatas que estão sendo tomadas para resolver esse problema?
4. Qual é a previsão para a regularização do abastecimento de Risperidona em nossas unidades de saúde?

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199