Vereadora Norma Pereira recebe respostas de requerimentos direcionados a Saúde de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h45

Sempre atenda e ouvindo a população, a vereadora Norma Pereira tem protocolado diversos requerimentos, pedidos, indicações durante as sessões. Recentemente questionou a Secretaria de Saúde através da sua gestora Zenice Dreher Herbst, sobre os trabalhos permanência ou não da Unidade de Suporte Básica do SAMU USB-10 de Canoinhas e também o porquê teria sido retirado o nome do Pronto Atendimento/Unidade de Pronto Atendimento do saudoso Orestes Golanovski.

Respostas aos requerimentos, SAMU: Uma vez efetuada a adesão junto ao Ministério da Saúde, devidamente aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite – CIB/SES, não há necessidade de renovação por se tratar de Portaria especifica referente ao Serviço de Entendimento Móvel de Urgência SAMU, garantindo repasses Fundo a Fundo conforme legislação do SUS. Destacamos, ainda que até o presente momento o Município de Canoinhas não foi notificado sobre “tratativas para renovação da adesão ou convenio” ou informado sobre modificações no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, sendo que os recursos estão sendo repassados regularmente.

A nota ainda diz: Portanto até segunda ordem da Secretaria de Estado da Saúde/SC, principalmente responsável pela regulação deste serviço, e/ou do Ministério da Saúde, considerando que se trata de um componente da Política Nacional de Atenção as Urgências, o serviço será mantido com financiamento tripartite, de forma integral, com alojamento, servidores 24h, refeições, uniformes, combustível e manutenção dos veículos.

Quanto ao PA/UPA e a retirada da placa, a informação é que a placa que nomeia a Unidade de Pronto Atendimento Orestes Golanovski já se encontra devidamente instalada, sendo que esta foi retirada, temporariamente, apenas durante adequação das divisórias dentre outras obras realizadas na Unidade de Pronto Atendimento.

Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores