Vereador Willian em sua primeira semana trabalho demonstra preocupação em diversas áreas

por Assessoria de Imprensa última modificação 09/02/2023 16h24

Os trabalhos legislativos de 2023 na Câmara de Vereadores de Canoinhas começaram com diversas reivindicações. O vereador Willian Godoy foi autor de requerimentos e indicações.

Foi autor de “moção de parabenização” a professora Larissa Del Gobo Kruger Baluta, a monitora Adriane Jurek Biluk Lukachinski e a turma do pré do Grupo Escolar Municipal Ney Pacheco de Miranda Lima, pelo projeto desenvolvido para resgatar os segredinhos da culinária passada de geração em geração no município. A turma foi premiada nacionalmente pelo Ministério da Educação na 4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

A jornada teve quatro fases. O projeto desenvolvido no GEM Ney Pacheco de Miranda Lima foi destaque na quarta etapa e contou com o apoio do técnico de informática Osvaldo João de Aguiar Junior e da diretora Cristiane Mattesen Weinfurter.

O projeto vai receber a premiação em Brasília, no mês de maio, durante o II Congresso Internacional de Alimentação Escolar – Construindo Caminhos para a Educação Alimentar e Nutricional. Durante o evento, um livro com todos os relatos destaques da jornada será lançado. O projeto canoinhense vai integrar o material.

Godoy requereu que seja encaminhado ofício à prefeita Juliana Maciel Hoppe, e a autoridade municipal de trânsito, Anderson Rodrigo Martins Voigt, expondo que diante dos transtornos ocasionados na região do bairro Industrial I, Alto do Frigorífico, saída para as comunidades do Parado e Caraguatá, bem como o final do asfalto da rua Guilherme Gonchorovski, saída para o Parado, o vereador solicita que:
1- Que o Detracan fiscalize os caminhões com peso excedente que transitam na via, tornando o asfalto das ruas Senador Ivo d’Aquino e Guilherme Gonchorovski saída para o interior, intransitável e levando risco aos transeuntes;
2- Sejam colocadas placas no local alertando limite de peso na via;
3- Que sejam tomadas providências urgentes com relação aos estragos na via, com a aplicação de massa quente na melhoria da via.

Ainda para a chefe do Executivo Municipal e ao secretário de Obras, Alfredo Scultetus, Godoy solicitou a criação de um grupo de WhatsApp para envio das atividades da Secretaria de Obras. Argumentou lembrando que tal ferramenta é importante para acompanhamento desta Casa dos serviços realizados pela Secretaria e melhorar assim o relacionamento entre os vereadores e encarregados da pasta. “Algumas demandas chegarão mais rápidas a quem poderá executá-las para que assim possamos acompanhar o desenvolvimento das ações solicitadas”, concluiu.

Godoy elogiou e agradeceu a prefeita Juliana Maciel Hoppe e a equipe da Secretaria de Educação, através da secretária municipal de Educação, Sônia Maria Stelzner Grosskopf, que atuou no período do governo interino junto com esse edil, e por darem sequência na aquisição dos kits de materiais escolares para o início do ano letivo de 2023. O intuito do governo anterior foi fazer diferente do que era feito anteriormente, quando os kits eram entregues semanas após o início as aulas. Desta maneira, iniciando o processo licitatório com antecedência para que os alunos pudessem ter os materiais já no primeiro dia de aula.

O vereador ainda participou assinando junto ao colega André Flenik, requerimento que seja encaminhado ofício ao sócio-administrador da empresa Hiper Off Ltda, Edivelton Antonio Wischral,  solicitando explicação da empresa que gerencia o Rotativo Municipal dos motivos de tantas reclamações devido a cobranças indevidas, por pessoas que afirmam ter pago pelo aplicativo mas mesmo assim são multadas. O requerimento pede ainda, se possível, estudos para implantar um cartão de 15 minutos de valor proporcional.

Com os colegas de bancada vereador professor Osmar e Wilmar Sudoski, solicitou que seja encaminhado ofício à prefeita e ao secretário municipal de Agricultura, Donato João Noernberg, pedindo informações como está o cronograma do Programa Porteira Adentro, e cronograma de previsão de serviços por região no decorrer do ano de 2023.

Com o ex-presidente Gil Baiano, professor Osmar e Wilmar Sudoski requereram encaminhamento de ofício à prefeita municipal e a secretária de Educação, solicitando estudos no sentido de manter todas as escolas do interior de nosso município com matrículas abertas, bem como, seu funcionamento normal. Visto que houve tentativas da Secretaria de Educação em fechar escolas do interior do município, que seria um grande retrocesso para a educação municipal e para as comunidades que tem nesses educandários uma referência.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199