Vereador solicita esclarecimentos sobre cobrança de contribuições em Centros de Educação Infantil de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 24/04/2024 10h50

Fixação de valores para Associações de Pais e Professores (APPs) levanta preocupações sobre equidade no acesso à educação infantil

Em meio a relatos de pais sobre a imposição de valores fixos para as contribuições das Associações de Pais e Professores (APPs) em alguns Centros de Educação Infantil (CEIs) de Canoinhas, o vereador Wilmar Sudoski tomou uma iniciativa significativa. Em um requerimento que foi assinado por Sudoski, Willian, Osmar, Maurício Zimmermann, Zenilda, foi apresentado durante a sessão ordinária da Câmara Municipal na última segunda-feira (22), Sudoski como autor busca esclarecimentos junto à chefe do Executivo Municipal e à secretaria de Educação.

De acordo com Sudoski, a fixação de valores, especialmente com a possibilidade de aumento dessas contribuições para crianças em período integral, suscitou surpresa e preocupação. "Importante dizer que não há dúvidas sobre o trabalho realizado pelas APPs. Mas fiquei surpreso em saber que existe uma fixação de valores, inclusive, com o aumento dessa contribuição no caso de a criança ficar em período integral nas unidades escolares", expressou o vereador.

O requerimento, aprovado em plenário com a assinatura de outros vereadores, destaca diversas questões fundamentais que demandam esclarecimentos. Entre elas, estão o embasamento legal das contribuições que permitem às APPs estipularem valores fixos, a forma de acompanhamento e fiscalização da secretaria de Educação diante dessa prática, e as medidas adotadas para garantir que as contribuições sejam justas e proporcionais à realidade socioeconômica das famílias.

"A busca de esclarecimentos visa garantir a capacidade financeira de contribuição por parte das famílias, demonstrar a preocupação da Câmara com a equidade no acesso à educação infantil e, ainda, oportunizar a transparência na gestão de recursos destinados aos CEIs", afirmou Sudoski.

Diante desse cenário, o vereador aguarda uma resposta do Governo de Canoinhas para promover melhorias na relação entre as instituições de ensino e as famílias. A transparência na prestação de contas e a adequação das contribuições às realidades socioeconômicas dos pais são essenciais para garantir o acesso equitativo à educação infantil na região.

Esse movimento do vereador Sudoski demonstra não apenas uma preocupação legítima com a comunidade escolar, mas também a importância de um debate público sobre a forma como as contribuições são estabelecidas e gerenciadas nos CEIs de Canoinhas. A transparência e a equidade devem ser pilares fundamentais na gestão dos recursos destinados à educação infantil, visando garantir um ambiente educacional acessível e justo para todas as famílias.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199