Vereador Maurício lembra da campanha Fevereiro Roxo durante a 4ª Sessão Ordinária

por Assessoria de Imprensa última modificação 15/02/2023 11h18

A campanha Fevereiro Roxo é uma maneira de refletir na população a importância de proporcionar bem-estar e qualidade de vida para pessoas portadoras de doenças crônicas, como o Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.

Durante a Sessão Ordinária de terça-feira, 14, o vereador Maurício Zimmermann defendeu o público da fibromialgia lembrando que o mês de fevereiro é o mês da campanha Fevereiro Roxo.

A ideia do vereador durante esse mês é da conscientização sobre o lupus e a fibromialgia, doenças diferentes, que apresentam dois pontos em comum: são doenças crônicas e incuráveis.

Zimmermann Fez um requerimento à Prefeita Juliana Maciel Hoppe questionando sobre a regulamentação e aplicação das Leis 6761 e 6763 de agosto de 2022 que dispõem sobre atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia, para garantir a emissão da carteira de identificação das pessoas com fibromialgia para inclusão nas filas de atendimento preferencial e estacionamento gratuito.

“Os pacientes estão cobrando uma resposta, ” pontuou o vereador. As vereadoras Tati Carvalho e Zenilda Lemos, assinaram junto em função da relevância do assunto.

Fibromialgia:
A fibromialgia é uma síndrome pouco conhecida que afeta em sua maioria mulheres entre 30 e 60 anos. Além de dor generalizada, a doença causa fadiga, dificuldades cognitivas como problema de concentração e perda de memória, dores nas mãos e pés, insônia e até mesmo quadros de depressão.

Uma das principais dificuldades apresentadas no momento de diagnosticar essa doença também representada pelo fevereiro roxo é que muitas vezes seus sintomas podem ser confundidos com situações de estresse ou mal-estar do dia a dia.

Visto que todos seus sintomas podem ser relativamente comuns, acredita-se que a fibromialgia é uma doença subnotificada. Sem cura, sua causa também é desconhecida, ainda que alguns fatores estejam envolvidos, como a hereditariedade.

Lúpus:
O Lúpus é um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. No entanto, os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações.

Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e também a mais comum, pois afeta aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.

Ainda segundo a pasta, os principais sintomas do Lúpus são:
Lesões na pele;
Dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos;
Inflamação nas membranas que recobrem o pulmão e coração;
Inflamação no rim;
Alterações no sangue;
Inflamações de pequenos vasos (vasculites) podem causar lesões avermelhadas e dolorosas em palma de mãos, planta de pés, no céu da boca ou em membros;
Queixas de febre sem ter infecção;
Emagrecimento;
Fraqueza são comuns quando a doença está ativa;
Manifestações nos olhos;
Aumento do fígado, baço e gânglios.

Além disso, em casos menos frequentes pode ocorrer ainda inflamações no cérebro. Esse sintoma, aliás, causa convulsões, alterações do comportamento (psicose) ou do nível de consciência e até queixas sugestivas de comprometimento de nervos periféricos.

Alzheimer:
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, a condição também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória.

O Alzheimer é a causa mais comum de demência no mundo. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Conforme o Ministério da Saúde, os sintomas do Alzheimer incluem:

Falta de memória para acontecimentos recentes;

Repetição da mesma pergunta várias vezes;

Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;

Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;

Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;

Dificuldade para encontrar palavras que exprimam idéias ou sentimentos pessoais;

Irritabilidade, desconfiança sem justificativa, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, e, além disso, tendência ao isolamento.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199