Vereador Coronel Mario solicita construção de Rede de Frio e reativação do laboratório de Entomologia em Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53
Preocupação é que a construção da rede possa ser realizada em Mafra. Solicitação é que seja dada continuidade da construção em Canoinhas

Foto da frente do prédio onde o laboratório de Entomologia está desativado

Dois requerimentos foram apresentados na sessão desta segunda, 18, pelo vereador Coronel Mario Erzinger (PR), e assinado por todos os vereadores de Canoinhas.

O primeiro requerimento será encaminhado ao secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, e ao diretor de Logística da secretaria, Charles Fabiano Acordi.

A preocupação do vereador é que, em informações extraoficiais está sendo cogitado de a instalação da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunização, ser instalada em Mafra. “Em informação não oficial, soube que foi determinada a confecção de novo projeto para instalação desta rede de frio, não mais em Canoinhas, mas na cidade de Mafra”. Erzinger pede para que seja revista essa ação, e para que a rede seja efetivamente construída no município de Canoinhas.

O projeto aprovado, terá investimento de R$ 939.459,99, e será construído em terreno pertencente ao estado da Santa Catarina. No documento é justificado ainda, que Canoinhas possui peculiaridades geográficas e populacionais, o que determina aumento das responsabilidades dos gestores locais para garantia da universalidade, integralidade e equidade na atenção à saúde da população, de maneira a proporcionar à comunidade estrutura suficiente ao atendimento de suas demandas.

A Gerência de Saúde no município possui sede e instalações próprias, que seja dada continuidade ao projeto já aprovado pelo Ministério da Saúde, de construção da Rede de Frio em Canoinhas.

Em um segundo requerimento, vereador solicita a reativação do laboratório de Entomologia no município, considerando que até o momento se encontra desativado devido a transferência da Regional de Saúde para o município de Mafra. Vereador também destaca que Canoinhas possui corpo técnico capacitado de funcionários do Estado para reativarem o laboratório, podendo atender os 11 municípios da extinta Regional de Saúde, e a reativação praticamente não terá custos para o Estado.

“O laboratório está totalmente equipado e com profissionais qualificados em Canoinhas. Mafra não possui esse laboratório e nem corpo técnico habilitado, portanto não se justifica a mudança”, finalizou Erzinger frisando que algumas decisões políticas infelizmente foram tomadas no governo passado, mas não mensurando o dano causado para toda uma região, com a desativação da Gerência de Saúde no município de Canoinhas.

Informações para imprensa:

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores