Vereador Coronel Mário pede informações sobre o Programa de Mutirão de Castrações de cães e gatos

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h40

O vereador Coronel Mário apresentou um requerimento na sessão de ontem, 03, direcionado à prefeitura, solicitando informações sobre o Programa de Mutirão de Castrações. Conforme o vereador no último final de semana esteve em Canoinhas o Castrabus, que é uma unidade móvel de cirurgias de castração animal, que realiza ações itinerantes nas cidades de Santa Catarina, atendendo as Ongs de proteção animal e protetores independentes.

Direcionado ao prefeito e a secretária de Saúde, o requerimento solicita informações sobre o número total de castrações realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses, e também pelo Programa de Mutirão de Castrações, realizadas pela equipe do Castrabus, para o controle da população animal no município de Canoinhas, de janeiro de 2017 a agosto de 2020. “A gente sabe que o município faz um trabalho muito intenso nesse sentido, por isso eu formulei esse requerimento para saber o total, informações não oficiais são de 30 castrações que o Centro de Zoonoses faz por mês. Então seria importante a gente ter todos esses dados em mãos para repassar para a comunidade, pois sabemos que houve um grande avanço nos últimos três anos”, comentou o vereador Coronel Mário.

O vereador Gil Baiano parabenizou a equipe do Centro de Zoonoses que mesmo sendo em dois profissionais eles executam muito bem os serviços, mas que a demanda é bastante grande. A vereadora Zenici Dreher comentou que é importante trazer os dados para o conhecimento da comunidade, e que nesse último ano a demanda do Centro de Zoonoses foi bastante grande em razão do número de macacos encontrados mortos por febre amarela, que também é uma atribuição dos veterinários do Centro de Zoonoses o recolhimento dos animais para os testes necessários. “Acredito sim que avançamos bastante nessa questão”, afirmou Zenici Dreher.