Situação do transporte escolar em Canoinhas preocupa Vereadores

por Assessoria de Imprensa última modificação 07/03/2023 15h57


Situação do transporte escolar em Canoinhas preocupa Vereadores

Após diversas reclamações de pais e alunos, vereadores encaminharam requerimento pedindo informações sobre o serviço à prefeita e as secretarias de Educação e Administração

Na sessão desta segunda-feira, 6, os vereadores Osmar Oleskovicz, Willian Godoy, Wilmar Sudoski, Maurício Zimmermann, André Flenik e da vereadora Tati Carvalho assinaram o requerimento 70/2023, encaminhando um ofício à prefeita Juliana Maciel Hoppe, à secretária municipal de Administração, Juliane Muchaloski Slabadack Ferraz, e à secretária municipal de Educação, Sônia Maria Stelzer Grosskopf, solicitando informações sobre o transporte escolar do município.

O documento assinado pelos seis vereadores solicita dados sobre o valor total dos contratos e investimentos do transporte escolar em 2022 e o valor previsto para 2023, se o serviço apresentou melhorias nas estruturas dos ônibus para as crianças e adolescentes da rede municipal e estadual de ensino e se houve aumento no investimento, além do cronograma das linhas e horários do transporte escolar.

Osmar Oleskovicz usou a tribuna para questionar a situação do transporte escolar no interior no município. Como gestor da Secretaria de Educação por quase três anos, Osmar relatou que acompanhou toda a situação desse setor e que tem conhecimento do quão difícil é esse trabalho feito no interior, lamentando também o caso de propina que envolveu o governo anterior. “Quando eu era secretário, não recebia tantas reclamações como recebo agora. São linhas que uma pessoa ganhou, mas terceirizou para outra, têm situações que os ônibus estão sendo puxados por tratores para sair das valetas. Os pais têm que ter a certeza de que seus filhos embarquem nos transportes e que possam chegar na escola, que possam embarcar e voltar com segurança. E os relatos que recebo não são estes”, afirmou Oleskovicz.

Osmar questionou os valores que estão sendo pagos para o transporte escolar e que também é preciso cobrar das empresas que estão prestando o serviço. “Eu fiquei indignado. Porque se realmente aumentar os valores, não pode acontecer, porque os transportes são os mesmos, os mesmos ônibus que se queixavam que chovia dentro, são os mesmos que estão trabalhando agora. Espero que a secretária Sônia escute a minha fala e irá chamar as empresas para resolver essas situações. Em Bonetes, a queixa é que as estradas estão ruins e agora as crianças têm que se adiantar 20 minutos para chegar no horário da aula”.

Wilmar Sudoski afirmou estar preocupado com as colocações do colega vereador, porque sempre é ouvido na Câmara a preocupação com a gestão pública, com os alunos, para que se tivesse um transporte de qualidade. “Vamos aguardar o retorno do requerimento para poder fazer uma avaliação sobre assunto”, pontuou Sudoski.

TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS
Já Maurício Zimmermann disse estar preocupado com a terceirização do transporte. “Isso realmente acontece na localidade de Bonetes. Ali é onde eu vejo a maior reclamação, mas a minha preocupação é que há muitos que estão quietos. É impossível que uma van vai se locomover mais rápido 30 a 40 km mais rápido do que outra, sendo que a condição das estradas são as mesmas. Nada mais do que a gente continuar batendo no que está errado para que não permaneça errado e seguimos à frente com segurança com o nosso bem maior, que são as nossas crianças e adolescentes”, emendou Zimmermann.

CORRUPÇÃO
Zenilda Lemos comentou que fez parte da equipe da intervenção no transporte escolar, a convite do então prefeito em exercício, Willian Godoy, e segunda ela, foram muitos anos sem fiscalização. “Eu concordo com os nobres vereadores quando falam da qualidade e da segurança e nós precisamos ficar atentos para não deixar chegar do jeito que chegou, a um caos. Existe um governo aí há somente três meses, que precisa prezar por tudo isso que nós falamos, realmente ver as estradas, o transporte, mas não podemos esquecer jamais, infelizmente, este fato da corrupção que desencadeou todas as preocupações que nós temos no município e o transporte escolar é uma delas”, alertou Zenilda. Para ela, o município deve levar pelo menos uma década para recuperar a dignidade do povo canoinhense, mas que é preciso recomeçar.

LIVRE CONCORRÊNCIA
André Flenik parabenizou Oleskovicz pelo trabalho de fiscalização e sugeriu solicitar que as empresas apresentem aos vereadores todas as certidões e comprovações de qualidade dos seus meios de transporte, ano de fabricação do veículo, manutenção, estado de conservação e até mesmo questão de poluição. Flenik também completou a fala da vereadora Zenilda sobre corrupção: “A gente sabe que quem entra na corrupção são os chamados ‘amigos do rei’, aqueles que vão se beneficiar e acabam crescendo e esse crescimento sufoca a livre concorrência, a livre iniciativa. Enquanto não tivermos uma livre concorrência, empresas com qualidade irá demorar décadas até que o mercado traga para Canoinhas, possibilite que aqueles concorrentes que estavam reprimidos, que não conseguiram participar do processo público, possam comprar ônibus de qualidade”, afirmou Flenik.

SEGUIR EM FRENTE
Willian Godoy sustentou que é preciso virar a página. “Do dia 29 de março de 2022 até 6 de março, hoje, temos quase um ano de arrecadação. A arrecadação desse um ano veio para que a gente pudesse iniciar o resgate de tudo aquilo que foi roubado do nosso município. Precisamos realmente virar a página e pensar que tivemos quatro candidatos a prefeitura e ambos tinham o mesmo entendimento: que o nosso município não poderia mais ser penalizado pela corrupção. Todos nós tínhamos a mesma direção em relação ao transporte escolar, que era preciso ônibus de qualidade, cumprindo a legislação vigente e também fazendo com que os nossos alunos tivessem mais qualidade possível na entrega do serviço. Nos entristece ver que isso não chega a população. A gente precisa realmente pensar que a nossa população ela tem muito a ganhar com o recurso público e que o serviço tem que chegar a ela”, falou.

FISCALIZAÇÃO
A presidente da Casa, Tatiane Carvalho, relatou que teve uma reunião com funcionárias da Secretaria de Educação e que elas falaram da dificuldade que está havendo com o transporte escolar. Ela disse estar com o contrato da empresa que faz a linha de Bonetes para averiguar a situação.  “Deixo aqui um convite a todos nós vereadores, para nos dividirmos, que cada um de nós pegue um dia na semana e ande num desses transportes escolares, para verificarmos, nós mesmos, o que está acontecendo, o porquê de tantas reclamações”, sugeriu.

Em suas considerações finais, Osmar Oleskovicz afirmou que o objetivo dos vereadores é potencializar a voz do povo. “Eu estou aqui escutando o povo e sempre que estive aqui, sempre que eu escuto, que eu vejo, eu fiscalizo e trago aqui para potencializar a voz do povo. Ano passado houve toda essa questão de propina, roubalheira, mas esse ano temos orçamento novo, inteiro. O Programa Nacional de Transporte Escolar (PNAT), o governo vai encaminhar inteirinho para Canoinhas, o Governo do Estado faz a sua participação, paga por seus alunos, então é uma questão de nós cobrarmos e quem é responsável pela gestão o faça assim”, finalizou Osmar.

--

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas