Requerimento de vereadores aponta Problemas Estruturais na Casa da Cultura

por Assessoria de Imprensa última modificação 24/04/2024 08h50

Requerimento de vereadores aponta Problemas Estruturais na Casa da Cultura

Os vereadores Professor Osmar, Willian Godoy, Wilmar Sudoski e Tati Carvalho encaminharam um ofício à Prefeita Municipal, Juliana Maciel Hoppe, e à Gestora da Fundação Cultural, Viviane Guedes dos Santos, solicitando informações sobre os problemas detectados na estrutura da Casa da Cultura. Entre os problemas levantados estão:
- Salas sem ventilação adequada, sem janela, com odor desagradável de mofo, causando desconforto aos alunos e instrutores;
- Dificuldade em garantir a qualidade nas aulas de música devido à falta de janelas, resultando no uso de ventiladores que interferem na qualidade do som;
- Interferência na qualidade das aulas devido ao intenso movimento de veículos na rua Getúlio Vargas, especialmente nas salas da frente;
- Entrada de água no recinto em dias de chuva forte devido a problemas estruturais no telhado, prejudicando o acesso dos alunos;
- Inviabilidade do uso da biblioteca pública no primeiro andar devido às aulas de música, canto e teatro, considerando que o silêncio é necessário para leitura e estudos;
- Descontentamento geral dos instrutores devido à mudança da Casa da Cultura para o prédio da Fundação Cultural, sendo que todos foram contrários ao fato devido às condições inadequadas para oferecer aulas de qualidade;
- Utilização inadequada do espaço destinado ao Museu Alvanir Vieira, privando a comunidade do acesso ao seu acervo e desvalorizando o trabalho dos artistas locais;
- Utilização da sala do Museu Alvanir Vieira para ministrar aulas de teatro e musicalização, o que é inadequado devido à falta de sanitários disponíveis na dependência.

Diante desses problemas, foram solicitadas as seguintes informações:
=> Quais medidas estão sendo adotadas para resolver os problemas de infraestrutura na Casa da Cultura, especialmente relacionados à ventilação, odor de mofo e problemas estruturais?
=> Existe um plano para garantir a privacidade e a qualidade das aulas de música na Casa da Cultura?
=> Há alguma medida prevista para minimizar o barulho do intenso tráfego de veículos na rua Getúlio Vargas durante as aulas?
=> Quais são as medidas planejadas para resolver os problemas estruturais do telhado e evitar a entrada de água no recinto em dias de chuva forte?
=> Há planos para criar um ambiente adequado para aulas de música, canto e teatro, considerando a necessidade de silêncio na biblioteca pública?
=> Como será abordada a insatisfação dos instrutores em relação à mudança da Casa da Cultura para a Fundação Cultural?
=> Por que não foi considerada a opinião dos instrutores quanto aos motivos de não mudar?
=> Quais serão as medidas adotadas para oferecer condições adequadas para as aulas?
=> Quais são os planos para garantir que o espaço do Museu Alvanir Vieira seja utilizado de forma apropriada, valorizando o seu acervo e oferecendo oportunidades para artistas locais?
=> Considerando os problemas de estrutura no Museu Alvanir Vieira, quais medidas serão tomadas para adequar a situação?
=> Qual foi o motivo da mudança da Casa da Cultura para o prédio da Fundação Cultural, considerando os problemas levantados e a insatisfação dos envolvidos?

A comunidade aguarda respostas e ações concretas para resolver esses problemas e garantir o pleno funcionamento da Casa da Cultura, um espaço essencial para a promoção da cultura e arte local.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199