Proposta de Implementação do Programa 'Canoinhense Se Liga na Rede' e Agendamento de Inspeções nos Imóveis é apresentado por Vereador

por Assessoria de Imprensa última modificação 11/04/2024 11h00

A ideia do vereador André é que informações para agendamento de inspeção no imóvel seja feito pela Prefeitura

O vereador André Flenik, foi auto da indicação de nº 219/2024, qual ele propõe à Prefeita Municipal, Juliana Maciel Hoppe, ao Secretário do Meio Ambiente, Agostinho Machado e ao Conselho Municipal do Meio Ambiente, avaliar a possibilidade de criar uma versão Canoinhense do programa " Floripa Se liga na Rede".

Flenik ressaltou que o programa também auxilia financeiramente famílias de baixa renda que não tem condições a se conectar na rede de esgoto, “já que a lei estabelece que rede de esgoto passa pela frente da residência, a taxa de esgoto é cobrada independentemente de estar conectado na rede ou não” destacou.

O Programa Floripa Se Liga Na Rede: é uma ação da Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com a Casan ou outras instituições locais e regionais. No caso desse da capital, visa promover a interligação de todos os imóveis atendidos por rede pública de esgotamento sanitário e eliminar as inadequações nas instalações prediais que possam causar prejuízo ao sistema.

O programa investe no contato entre a população e o município, realizando inspeções sanitárias gratuitas nas edificações, verificando a conexão do domicílio junto à rede de esgoto da cidade, em regiões que possuem cobertura de rede de esgoto pública.

O programa existe desde 2013 e, atualmente, atende os bairros Costeira do Pirajubaé e Saco do Limões. Há previsão para ampliação das áreas de atuação no segundo semestre de 2023.As visitas técnicas incentivam a regularização das redes de esgoto das residências e são mais uma ferramenta no combate aos danos ao meio ambiente.

Com as análises, são atualizados os dados de cadastro de usuários do sistema de esgoto da PMF. Em caso de irregularidades identificadas, o proprietário do imóvel é orientado para a correção do problema.O Floripa Se Liga na Rede é um programa de caráter educacional e não lavra autos de multa.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199