Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos foram apresentados na sessão da última terça feira

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53

Terça feira 16 de abril, aconteceu a sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Canoinhas, foram lidos, discutidos, votados e aprovados três Projetos de Lei (PL). Projeto de número 13/2019 que autoriza o poder Executivo Municipal a reconhecer e pagar dívida referente ao não recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, Projeto de Lei número 30/2019, que autoriza o poder Executivo Municipal a conceder incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social do Município e por fim o Projeto 29/2019 que dispõe sobre permissão de uso de bem público e da outras providencias.

Ao fazer uso da palavra, vereador Coronel Mario, explanou com relação a instalação da empresa de laticínios em nosso município. Lembrou ele que, participou de reuniões envolvendo mais dois municípios (Papanduva e Monte Castelo) além de Canoinhas que estavam na disputa, e tinham suas ofertas de áreas e benefícios para instalação da cooperativa. “Na reunião havia a informação que em meados do mês de abril iria sair essa definição, e ontem fiquei sabendo que estariam interessados em uma área próximo a AGROSEM na SC 477”, frisou em sua fala ele.

Wilmar Sudoski, completou a fala do colega Mario, dizendo: “Que acompanhou os técnicos e uma equipe de agricultores, envolvido na visita técnica ao local em Canoinhas (terreno da Aurora BR 280), e os comentários dos técnicos eram que o nosso terreno/área, estava em ótimas condições, se analisado com os dos dois outros municípios, Canoinhas estaria à frente dessa demanda”, destacou o vereador.

Célio Galeski, vereador e presidente da casa de leis, fez menção a requerimento feito pelo vereador Nilson Cochask, o qual pedia para prefeitura que efetuasse a medição de uma área no Campo D Agua Verde. “O município não tem equipamento topográfico (GPS) para tal solicitação, medição de terrenos”, essa foi a resposta ao requerimento.

Galeski em 2017 quando secretário de habitação solicitou a compra desse equipamento a prefeitura, durante a sessão dessa terça feria ele solicitou o apoio de toda e edilidade para que assinassem o requerimento, solicitando a compra. “Porque eu peço assinatura de todos, pois é um pequeno investimento e que vai dar muita agilidade no setor de habitação, já temos um colaborador habilitado, só falta o equipamento”, concluiu ele.

Telma Bley, destacou a importância do requerimento feito pelo presidente Célio.  “Vejo que o equipamento vai dar mais agilidade a vários processos parados, muitos problemas serão resolvidos, terremos com medição errados, apropriados indevidamente, e temos déficit habitacional sim em nosso município” frisou ela. Futuros projetos habitacionais poderão ser feitos também, pois “temos que apresentar bons lugares para construção de novas casas, terrenos já estruturados e próximos a quase tudo, posto de saúde, creches e outros”, finalizou a vereadora.

Paulo Glinski, ao falar, lembrou da obra do calçadão assunto já falado em outras sessões, lembrou da audiência pública que aconteceu no ano passado, onde foi discutido a abertura ou não do calçadão. A empresa apresentou o projeto, o executivo deu prosseguimento a esse projeto. A situação do calçadão já está definida, e não cabe a nós vereadores revogar essa decisão, se durante a audiência pública tivemos a participação de mais pessoas da comunidade quem sabe poderia ter tomado diferentes rumos.

Norma Pereira lembrou do seu requerimento onde ela pede arvores, flores, bancos e espaços cobertos para a comunidade no calçadão da rua Francisco de Paula Pereira e na Vidal Ramos.

Informações para imprensa:

Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores