Projeto que cria o Dia do Fumicultor no município é aprovado pela Câmara

por admin última modificação 08/03/2018 21h29
Matéria, de autoria do vereador Chiquinho da Silva, institui o dia 28 de outubro para homenagear os produtores de fumo e suas famílias

Seguirá ainda esta semana para sanção ou veto do prefeito Beto Faria (PMDB) o projeto de lei nᵒ155/2014 que institui o Dia do Fumicultor no município de Canoinhas. A matéria, de autoria do vereador Chiquinho da Silva (PMDB), foi aprovada por unanimidade e, em segundo turno na sessão ordinária de segunda-feira, 20.

Pelo projeto fica instituído o dia 28 de outubro como data que anualmente irá homenagear os produtores de fumo e suas famílias. Ainda de acordo com o projeto, os poderes executivo e legislativo ficam autorizados a realizar eventos comemorativos, cursos, palestras e treinamentos aos fumicultores como forma de celebrar a data.

Conforme a matéria, também fica reservado nas Fesmates e outros eventos organizados pela prefeitura, espaço gratuito para que os produtores de fumo possam divulgar e comercializar sua produção.

Na fundamentação do projeto, Chiquinho afirma que o fumo é uma atividade relevante no país, sendo que maior parte de sua produção é originária dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Estima-se que o fumo seja a fonte de renda de aproximadamente 186 mil famílias só na região Sul. Já o Brasil é o segundo maior país produtor e o maior exportador de fumo do mundo”, explica.

Segundo o vereador autor, Canoinhas é a maior produtora de fumo de Santa Catarina e a quinta maior do país, somente superada por Venâncio Aires, Canguçu, São Lourenço do Sul e Santa Cruz do Sul, todos municípios gaúchos. “Fica claro que no nosso município a produção de tabaco é uma das grandes geradoras de renda e economia para o agronegócio municipal, envolvendo milhares de famílias”, finaliza.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134