Projeto de Sudoski institui “Semana da Acessibilidade e Prevenção às Deficiências”

por admin última modificação 08/03/2018 21h29
Matéria foi elaborada com o auxílio do COMDE e APAE do município

Uma em cada dez pessoas possui algum tipo de deficiência. Por este motivo, as políticas públicas direcionadas aos deficientes são de suma importância para a sociedade. Apesar de, atualmente, as políticas de reabilitação e educação especial estarem se desenvolvendo de forma mais rápida, ainda fala-se muito pouco sobre prevenção. O mesmo vale para a acessibilidade, que continua restrita em diversos espaços dos municípios. Considerando estes aspectos, o presidente da Câmara, Wilmar Sudoski (PSD), apresentou Projeto de Lei que institui a “Semana Municipal da Acessibilidade de Prevenção às Deficiências”. A matéria passou pela segunda votação na sessão desta segunda-feira, 18, e foi aprovada por unanimidade.

A Semana da Acessibilidade e Prevenção às Deficiências existe a nível estadual entre os dias 21 e 28 de agosto. Em justificativa, o presidente acredita que com a instituição da data a nível municipal será possível realizar um número maior de ações governamentais e de entidades, bem como alcançar maior engajamento da população para com a causa.

Durante a sessão desta segunda-feira, 18, o presidente explicou que a minuta do projeto foi elaborada após discussões com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) e com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. Com a aprovação, o projeto será encaminhado ao poder executivo para ser sancionado.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123