Projeto de Lei institui campanha “Outubro Rosa” no município

por admin última modificação 08/03/2018 21h29
Presidente da casa fez uso da tribuna para destacar importância do movimento para a saúde feminina

A campanha Outubro Rosa foi criada na década de 1990, nos Estados Unidos, com o objetivo de ampliar o debate e a conscientização sobre a prevenção do Câncer de Mama. No Brasil, são realizadas ações relacionadas ao movimento desde o ano de 2002, porém, a campanha ainda não é reconhecida oficialmente a nível municipal. Com o objetivo de ampliar as ações realizadas pelo poder público no movimento, o presidente da casa, Wilmar Sudoski (PSD), apresentou o Projeto de Lei nº 170 de 2017, que institui no calendário de eventos do município de Canoinhas o mês “Outubro Rosa”. O projeto foi aprovado em segunda votação na sessão desta terça-feira, 17.

Durante a sessão, o presidente fez uso da tribuna para destacar a importância da campanha para a saúde feminina. Com a presença de representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Canoinhas no plenário, Sudoski agradeceu às voluntárias pelo trabalho realizado pela entidade. “A diferença que vocês fazem no cotidiano das mulheres em geral, fazendo esse atendimento voluntário e gratuito com muito carinho e amor”, afirmou.

Durante sua fala, o presidente relatou que mais de 57 mil mulheres foram atingidas pela doença apenas no último ano no país. “No mundo, os casos de câncer de mama afetam 25% das mulheres atingidas pelo câncer. Apenas em 2013, 14 mil mulheres morreram vítimas da doença no Brasil”, afirmou. Sudoski também destacou que, apesar dos altos índices de incidência do câncer de mama entre as mulheres, é possível impedir o avanço da doença com o diagnóstico precoce, realizado por meio do autoexame ou pela mamografia, para mulheres com idade superior a 50 anos.

Para Sudoski, além de uma adequação à legislação federal, a instituição do mês “Outubro Rosa” no município “é uma forma de tornar a cidade mais consciente e diminuir os índices de câncer de mama”.  Por este motivo, caso sancionada, a matéria irá instituir a campanha no calendário oficial de Datas e Eventos do município de Canoinhas, com o objetivo de divulgar os direitos assegurados pela Lei nº 11.664 de 2008, que assegura ações de saúde relacionadas à prevenção, detecção e tratamento dos cânceres de mama e do colo uterino. Outro objetivo previsto pelo Projeto de Lei será a integração do poder executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e demais entidades na realização de palestras e atividades de conscientização durante o mês de outubro.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123