Produtores rurais locais serão beneficiados pelo Programa Nacional de Habitação Rural

por admin última modificação 08/03/2018 21h28
Vereador João Grein participou de reunião na prefeitura para tratar da contrapartida do município com os beneficiários
Ainda esse ano, 25 agricultores familiares e trabalhadores rurais, radicados em Canoinhas, serão contemplados com recursos federais para a aquisição de material de construção, visando a reforma, ampliação e edificação de novas unidades habitacionais no interior.
O subsídio é oriundo do Orçamento Geral da União e será repassado por meio de financiamento do Programa Nacional de Habitação Rural, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. “Restam apenas alguns trâmites para que os contratos sejam assinados e o dinheiro liberado”, disse o vereador João Grein (PT), que também preside o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) no município.
A escolha dos beneficiários seguiu critérios estabelecidos pelo próprio Sintraf e também pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf). “O programa vai atender, inicialmente, oito comunidades interioranas. Importante frisar que estes recursos serão destinados a praticamente fundo perdido”, explicou.
Na manhã de quarta-feira, 26, Grein participou de reunião com o prefeito Beto Faria (PMDB) e o vice Wilson Pereira (PMDB) para expor o projeto. Em pauta, esteve a contrapartida da prefeitura para com os beneficiários.
Conforme o vereador, o governo municipal ficará responsável pelo transporte de areia até os locais de construção, pelos serviços de terraplanagem das áreas e ainda pela recuperação dos acessos as propriedades. O encontro teve ainda as presenças dos secretários Célio Galeski e João Ary Krautchychyn, que respondem pelas pastas de Obras e Habitação.

O programa

O Programa Nacional de Habitação Rural contemplará canoinhenses em duas faixas especificas. Os beneficiários do grupo (1) são os que têm renda anual bruta de até R$ 15.000,00. Para reforma, o subsídio é de R$ 17.200,00 e a devolução ao governo será de apenas 4% do valor financiado. Ou seja, R$ 688,00 a ser quitado em quatro anos. No caso de construção, o subsídio é de R$ 28.500,00 e a devolução também será de 4% do valor levantado. O valor de R$ 1.140,00 pode ser quitado em quatro anos. O gasto com mão de obra não pode ultrapassar os 35% do valor financiado.
Os contemplados do grupo (2) são aqueles que possuem renda anual bruta que varia entre R$ 15.000,00 e R$ 30.000,00. No caso de reforma, os primeiros R$ 6.000,00 são financiados, com subsídio de mais R$ 7.610,00, totalizando em R$ 13.610,00 o valor alcançado. Entre R$ 13.000,00 e R$ 37.000,00 o valor é financiado com pagamento em dez anos, com juros que variam entre 5 a 6%. O subsídio será de R$ 7.610,00 no caso de construção, sendo que, o restante do valor financiado deverá ser quitado em dez anos, também a juros que podem chegar a até 6%. O gasto com mão de obra não pode ultrapassar a 25% do total financiado.
Para Grein, as linhas de financiamento são uma conquista dos agricultores organizados e irão movimentar a economia local. “Cada financiamento, em média, será de R$ 30 mil. Com isso, aproximadamente R$ 1 milhão estarão sendo injetados no comércio de Canoinhas, já que um dos requisitos estabelecidos pelo contrato, é que os beneficiários gastem o dinheiro em lojas instaladas no município”, afirmou.