Polêmica marca a última sessão ordinária do ano na Câmara

por admin última modificação 08/03/2018 21h26
Vereadores pedem permanência de médico oncologista e realizam sessão extraordinária para votar projetos

A possível perda do único médico oncologista de Canoinhas gerou polêmica e indignação por parte dos vereadores durante a última sessão ordinária do ano realizada na noite de segunda-feira (19). Ainda durante a sessão, os vereadores analisaram oito projetos de lei de origem do executivo e mais cinco do legislativo. Sessão extraordinária aconteceu, em seguida, para apreciar as matérias em segunda votação.

Ao fazer uso da tribuna livre, o vereador Alexey Sachweh (PPS) manifestou preocupação com o fato de Canoinhas estar perdendo seu único profissional especializado em oncologia “É uma vergonha termos o profissional em nossa cidade e, por perseguição, estarmos lhe perdendo para outra cidade”, esbravejou.

O médico, citado pelo vereador, é Marco Sussenback que há alguns anos presta atendimento - através do Sistema Único de Saúde (SUS) - aos pacientes da Associação dos Portadores de Câncer de Canoinhas e Região (Apoca). Segundo informações, Sussenback estaria sendo perseguido pelo corpo clínico do Hospital Santa Cruz e impedido de ingressar no quadro de médicos da Unimed Canoinhas. “Não existe mais clima para eu ficar”, salientou o médico durante reunião realizada antes da sessão. O encontro teve a presença dos vereadores e representantes da Apoca, da secretaria municipal de Saúde e da Associação Empresarial de Canoinhas.

O presidente da Câmara, vereador Beto Passos (PT), lamentou a situação e lembrou que grande parte dos pacientes oncológicos não terá como se deslocar aos grandes centros para buscar diagnóstico e tratamento para a doença. “80% das pessoas não tem condições de pagar um plano de saúde e buscar o atendimento sem ser pelo SUS. Isso preocupa e o boicote estabelecido por alguns que acham que mandam e desmandam em Canoinhas causa indignação”, alfinetou. Já o vereador Wilson Pereira (PMDB) cobrou engajamento da sociedade civil organizada e da imprensa local para a permanência do médico no município. “Todos tem que abraçar essa causa e lutar para que o atendimento oncológico permaneça sendo oferecido em Canoinhas”, salientou.

Finalização dos trabalhos legislativos

Com a aprovação de 13 projetos de lei em sessão ordinária e, posteriormente, em reunião extraordinária, a Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas fechou 2011 como um dos mais produtivos nos últimos anos. Foram votados e aprovados 264 projetos de lei, 72 projetos de resolução, 320 requerimentos, quatro projetos de decreto legislativo, cinco projetos de lei complementar e dois de emenda a lei orgânica. Os vereadores apresentaram durante o ano 642 indicações.

O presidente Beto Passos destacou a agilidade das comissões técnicas e do setor jurídico da Casa na análise das matérias e o comprometimento dos vereadores na aprovação dos projetos em prol da coletividade. “Tudo aquilo que seria para beneficiar as pessoas, no geral, foi apreciado e votado em tempo recorde. Contamos com o respaldo dos funcionários da Casa que, assim como os vereadores, entenderam a importância de acelerar os trâmites legais e respaldar as ações do executivo em favor da população”, explicou.