Pike sugere instalação de programa integrado de informática nas unidades municipais de saúde

por admin última modificação 08/03/2018 21h26
Com o conhecimento do histórico do paciente a partir do sistema, vereador acredita que o médico poderia diagnosticar melhor os sintomas

Pensando na agilidade dos atendimentos e no melhor acompanhamento dos pacientes que realizam consultas na rede de saúde pública municipal, é que o vereador Renato Pike (PR) está propondo a instalação de um programa de informática que integre as Unidades Básicas de Saúde da cidade e do interior, a Clínica da Mulher, a Policlínica e o Pronto Atendimento Municipal.

A partir do momento em que o médico usar o sistema para obter o conhecimento do histórico e dos profissionais consultados anteriormente pelo paciente, além dos exames solicitados e dos medicamentos já receitados, o vereador acredita que o diagnóstico numa nova consulta, independente do local que ela aconteça, tende a ser mais eficaz. “Tem paciente que busca consultas em diversas especialidades médicas e esse prontuário serviria até para nortear uma situação em que o profissional esteja com dúvida”, comentou.

Requerimento com a proposição do vereador foi aprovado na sessão ordinária de segunda-feira, 14, e, agora, será direcionado à secretaria municipal de Saúde. “É uma sugestão que esperamos que seja acatada pela municipalidade, até porque hoje qualquer médico precisa de um computador para emitir as receitas”, acrescentou.

Dependendo da resposta dada ao documento, Pike não descartou a possibilidade de apresentar projeto de lei obrigando o município a instalar o programa como forma de integrar todas as unidades de saúde.

Efetivo

Assim como já fez outras vezes, na atual legislatura, vereador Renato Pike (PR) está encaminhando requerimentos às autoridades do Estado, nos quais solicita o reforço do efetivo da Polícia Militar para Canoinhas.

Ele sugere, nos documentos, que o município receba futuramente parte dos soldados concursados em 2015. “Existe um déficit na corporação, que está com o mesmo número de policiais ativos de 20 anos atrás”, argumentou.

Os requerimentos foram aprovados na sessão ordinária de segunda-feira, 14, e agora serão direcionados ao governador Raimundo Colombo (PSD); ao secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto Grubba e ao comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm.

Padronização

Como forma de embelezar e garantir acessibilidade e segurança aos pedestres, vereador Renato Pike (PR) voltou a defender a padronização das calçadas da cidade, iniciando pelo centro.

Em sua fala na sessão ordinária de segunda-feira, 14, ele citou o projeto de lei de sua autoria e que obrigava o município a realizar as mudanças padrões num prazo de até quatro anos. A matéria foi arquivada, após o secretário municipal de Planejamento, Gilson Luiz Guimarães, informar que a prefeitura estaria discutindo o assunto com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). “Isso foi em março, mas até agora não obtivemos nenhuma resposta sobre o que será feito”, falou.

Através de requerimento, o vereador está convidando o secretário para se fazer presente na Câmara, a fim de repassar informações inerentes ao projeto de padronização dos passeios. A reunião deve acontecer num prazo de até 15 dias. “Se não partir da prefeitura a iniciativa, a Câmara vai apresentar um projeto de lei, mas desta vez obrigando a padronização num prazo de até dois anos”, disparou o vereador, ao lembrar que grande parte dos comerciantes se diz favorável à proposta.

Por meio de outros requerimentos, Pike está convidando o presidente da Associação Empresarial de Canoinhas (Acic), Alfredo Lang Scultetus e o presidente da CDL, Samuel Kluczkovski, para também participarem da reunião que vai tratar do assunto e que terá data ainda agendada.