Pike cobra pagamento de abono aos agentes comunitários de saúde

por admin última modificação 08/03/2018 21h26
Vereador quer saber quando a prefeitura irá repassar o bônus aos profissionais avaliados com maior produtividade

Pelo Programa Nacional de Melhoria de Acesso e Qualidade de Atenção Básica (Pmaq-AB), fica permitido o pagamento de abono aos agentes comunitários de saúde com desempenho considerado bom ou ótimo, segundo análise feita por técnicos do Ministério da Saúde.

Em julho do ano passado, vereadores canoinhenses aprovaram projeto de lei, de origem do executivo, que garantia até o mês de dezembro o bônus de R$ 200 mensais por produtividade. Como o abono era retroativo a janeiro de 2013, no primeiro mês os profissionais tiveram o valor de R$ 1,2 mil incorporado a folha salarial.

Foram contemplados, na época, os coordenadores e membros do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuavam na Cohab 1 e no distrito do Campo D’Água Verde.

Esta semana, na Câmara, vereador Renato Pike (PR) cobrou uma posição oficial da prefeitura sobre o porquê do abono ainda não ter sido pago este ano e qual a previsão para que isso aconteça. “Isso ocorre no mês de junho e até agora não chegou nenhum projeto à Câmara pedindo autorização”, ressaltou.

Ele lembrou que o bônus é uma forma merecida de premiar as equipes de ESF que trabalham com dedicação e obtém maior pontuação pelos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde “É uma gratificação justa pelo fato dessas profissionais estarem dia a dia nas ruas, visitando famílias, fazendo um trabalho diferenciado com a prevenção de doenças e tudo isso debaixo de sol e de chuva”, falou.

Requerimento de autoria do vereador e que solicita informações será encaminhado ao prefeito Beto Faria (PMDB) e às secretarias de Administração, Finanças e Orçamento e de Saúde.

Lâmpadas

Em outro requerimento, mas desta vez direcionado à secretaria municipal de Planejamento, o vereador republicano está solicitando informações acerca dos serviços designados à Quark Engenharia, empresa responsável por realizar a troca e manutenção das lâmpadas na rede de iluminação pública do município.

Segundo o vereador, diversas luminárias tem apresentado defeito tão logo as lâmpadas terem sido trocadas por novas. “Eu mesmo vi funcionários de outra empresa realizando o serviço, sendo que quem deveria fazer é a Quark”, informou.

Pelo documento, Pike está pedindo cópia do edital de licitação, prestação de contas, custos e os locais onde já foram executados os serviços. “Quero ver, inclusive, se consta no edital que a empresa vencedora teria que dar garantia naquilo que realizou”, finalizou.

Já por meio de indicação, o vereador está solicitando que a secretaria municipal de Obras realize o fechamento dos buracos existentes na esquina das ruas São José com Marechal Rondon.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134