Pesquisador diz que produtos da erva-mate podem determinar indicação geográfica

por admin última modificação 08/03/2018 21h25
Agrônomo da Epagri expõe na Câmara de Vereadores os benefícios que o reconhecimento traria para o Planalto Norte Catarinense

As indicações geográficas são ferramentas coletivas de proteção e promoção comercial de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios e são reconhecidas pelo mundo. O Planalto Norte Catarinense tem um dos principais requisitos para o registro, desenvolvimento, proteção e promoção de um produto diferenciado que é a erva-mate. “Ela possui reconhecimento e notoriedade histórica e pode determinar sim a indicação geográfica da nossa região e do Sul do Paraná”, afirmou o engenheiro agrônomo Adriano Martinho de Souza, pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Canoinhas.

Durante pronunciamento na tribuna livre da Câmara de Vereadores de Canoinhas, na noite de segunda-feira (08), o pesquisador disse que a indicação geográfica de uma região pode ser determinada pela procedência ou pela origem. A indicação de procedência diz respeito ao território que tornou-se conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto. Já a indicação de origem está relacionada à localidade cujo os produtos ou serviços possuem qualidades ou características vinculadas exclusivamente às fontes naturais ou humanas.

O Planalto Norte Catarinense e o Sul Paranaense têm suas histórias ligadas a atividade ervateira. Várias empresas exportadoras e voltadas ao mercado interno atuam nessas regiões há mais de um século. “A história desses territórios se confunde com a exploração ervateira no Brasil. Isso credencia a região para buscar sua indicação geográfica e ganhar notoriedade e reconhecimento nacional e internacional”, ressaltou Souza.

Ao ser reconhecido como indicação geográfica, o Planalto Norte Catarinense poderia ter diversos benefícios entre os quais se destacam a valorização de um produto (erva-mate) associado à sustentabilidade e a identidade histórica e cultural da região, contar com ferramentas de marketing para o desenvolvimento da cadeia produtiva e mecanismos fundamentais para tornar o território e os produtos reconhecidos no mundo.

No dia 1º de setembro, a partir das 08h00, no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), acontece o 1º Encontro da Indicação Geográfica do Planalto Norte Catarinense para a Erva-Mate. De acordo com Souza, o evento visa apresentar aos ervateiros, industriais, técnicos e lideranças regionais a indicação geográfica como ferramenta de promoção e desenvolvimento do setor ervateiro. Apóiam a iniciativa o Sindimate, a Associação Ervateira do Planalto Norte Catarinense, o IFSC, o Programa SC Rural, a Epagri e a Prefeitura Municipal de Canoinhas.

Câmara de Vereadores de Canoinhas