Vereadores Tati e Gil, estão buscando informações sobre o sistema de saúde municipal

por Assessoria de Imprensa última modificação 16/05/2023 11h16

Pessoas com problemas renais esperam meses para atendimentos, outros estão a meses aguardando o retorno da consulta e acompanhamento médico

Durante a 25ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira, 15, a atual presidente da Casa Legislativa Tati Carvalho e seu colega de bancada Gil Baiano foram autores de requerimentos que serão encaminhados como ofício para à prefeita Juliana Maciel Hoppe, e à Secretária Municipal de Saúde Francieli da Costa Colla, questionando alguns assuntos:

=> Em relação aos contratos de n. 25/2022, 31/2022 (dispensa de licitação FMS 44/2022) e 07/2023 (inexigibilidade 02/2023), tendo em vista o número de pacientes aguardando há mais de 6 (seis) meses para a troca de cateter e pacientes aguardando há mais de 1 (um) ano e 5 (cinco) meses para a retirada do cateter, sendo o valor da soma dos 2 contratos o valor de R$ 1.109.444,00 (um milhão, cento e nove mil, quatrocentos e quarenta e quatro reais), requer as seguintes informações: 1. Quantos pacientes foram atendidos no sobreaviso da especialidade de urologia? 2. Quantos pacientes estão na fila de urologia, aguardando a cirurgia para retirada e/ou troca do cateter? 3. Quantas consultas ambulatoriais foram feitas? 4. Quantas cirurgias gerais foram realizadas? 5. Solicita-se os empenhos referentes aos contratos, bem como cópia do Memorando n. 26.298/2022.
Esse requerimento assinado pelos dez vereadores.

=> Sobre os contratos de especialidades (todas), requerem que sejam encaminhados os empenhos e contratos de todas as especialidades, bem como informem o número de atendimentos realizados em todos as especialidades (consultas, cirurgias, atendimentos ambulatoriais).

=> Solicitamos informar quantos e quais exames foram feitos pela CISAMURC nos últimos 12 (dose) meses? Enviar relatório detalhado, bem como empenhos.

=> Aproveitando gostaríamos de saber quantos atendimentos foram realizados em todos os postos de saúde nos três primeiros meses de 2023?

=> Encerrando foram autores do requerimento nº 309/2023 direcionado ao Presidente do Hospital Santa Cruz, Reinaldo de Lima Júnior, em relação ao contrato FMS 07/2023 (inexigibilidade de licitação 02/2023) solicita que seja encaminhado todos os documentos comprobatórios, quantas cirurgias foram realizadas, bem como a descrição do procedimento de cada uma.

A justificativa dos edis Tati e Gil é que várias pessoas/pacientes procuraram eles relatando sérios problemas no tratamento de saúde municipal. As reclamações são diversas, do atendimento (consultas), tratamento (demora), solução dos problemas e pós tratamento.

Gil Baiano relatou que todos os dias recebe pedidos de socorro, devidos aos problemas de rim, são inúmeros os pedidos. A pergunta é o que está acontecendo, sabemos que tem um contrato para prestar os serviços, então por isso esse nosso questionamento.

Tati apresentou três contratos de prestação de serviços entre prefeitura e hospital. Contrato nº 7 de 2023 no valor de R $107.900,00 para realização de cirurgias eletivas na especialidade de urologia conforme a necessidade do município. Contrato nº 25 de 2022 cirurgia geral no valor de R $500.772,00 e o terceiro contrato de especialidade em urologia no valor de R $500.772,00.
“Confesso que são contratos confusos, por isso nosso questionamento. O que acontece é que muitas pessoas procuraram nós, teve pessoas que ligaram chorando de dor, algumas falhas estão ocorrendo, pessoas não estão recebendo o atendimento correto”, desabafou ela.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199