Novo Presidente do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, faz sua primeira explanação sobre a instituição na Câmara de Vereadores

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53
“Nunca até hoje houve uma explanação tão bem-feita/explicativa, por ninguém do HSCC nessa casa de leis, números, dados, informações é isso que legislativo, executivo e população quer”, falou o vereador e presidente da Câmara Célio Galeski.

Reinaldo de Lima, assumiu há menos de quinze dias a presidência do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, foi convidado e fez uso da Tribuna Livre. Ao iniciar sua fala lembrou do apoio que sempre teve desta Casa de Leis, por ocasião de outros pronunciamentos, seja como presidente da ACIC e outros. “Sempre fui bem recebido, e espero que continuemos assim”, frisou Lima. “Durante estes três anos que estarei como presidente do HSCC me coloco a disposição de todos, é um dos principais objetivos meu é deixar muito claro para todos, incluindo a classe médica, vamos dar as mãos para que realizemos um trabalho de excelência”, concluiu ele.

A contadora Juliana fez uma rica e importante explicação sobre a questão econômica do hospital. Apresentou dados como: despesas do hospital, o que entra de verbas, o que vem de valores do SUS, o que o hospital está devendo, para quais fornecedores devem, negociações já feitas com dívidas anteriores, dados das contribuições na conta de luz, voluntários que sempre ajudam, empresários, governo do estado e outros.

Após o pronunciamento da contadora, Reinaldo voltou a falar sobre o HSCC, revelou que poderá fazer cortes em pessoal/equipe, citou de possíveis terceirizações que poderão ocorrer para economizar valores. “Não podemos agir pela emoção e sim pela razão, fornecedores essenciais temos que manter, se perdemos alguns deles podemos corremos o risco de parar, não podemos atrasar a folha de pagamento”. Lima falou, que um feriado para o hospital representa em torno de 25 a 30 mil reais de gastos.

Finalizou dizendo que a intenção do hospital é de manter a transparência sempre com todos, incluindo a sociedade, e não só para os vereadores presentes, falou que o hospital possui 83 associados que contribuem com algum valor, mas para um universo de 56 mil habitantes isso poderia melhorar. “Temos que parar de discutir pessoas e sim devemos discutir situações, projetos e soluções principalmente”.

Questionado pelo vereador Coronel Mario, porquê de outros municípios não estarem trazendo seus pacientes para o HSCC, Reinaldo, falou que pretende conversar com Três Barras, Bela Vista do Toldo e Major Vieira. Estes municípios buscam atendimento longe, viajando, colocando em risco pacientes e equipes, queremos eles aqui, queremos parcerias, vamos trazer esses municípios para conversar e dialogar.

Célio Galeski, enalteceu que está na Câmara de vereadores por muito tempo, porém até hoje não havia visto uma prestação/apresentação de contas tão bem-feita como foi visto nessa noite. E que a casa de leis sempre foi e será parceira do hospital. Chico Mineiro, parabenizou o presidente Reinaldo de Lima, “apoio aqui você vai encontrar com certeza, faço visitas quando posso lá, citou dos requerimentos que enviamos e em menos de quinze dias obtivemos a respostas”. Wilmar Sudoski, Paulinho Basílio enfim todos os vereadores se demonstraram contentes e esperançosos com a nova presidência do HSCC e sua postura que deverá dar um animo ainda maior a instituição, os problemas lá existentes aos poucos serão resolvidos/solucionados com a ajuda de todos os canoinhenses.

Já ex-secretária de saúde e hoje vereadora Telma Bley, demostrou-se contente e surpresa ao saber que o Reinaldo de Lima estaria assumindo este desafio. Destacou que os requerimentos que emitimos para muitos assusta, mas vejo que tivemos a resposta rápida com a sua gestão. Paulo Glinski, “estamos bastante confiantes, e acreditamos que vamos conseguir vencer os problemas juntos somando as forças, sucesso parabéns e conte conosco”.

Informações para imprensa:

Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores