Notícia sobre fechamento do curso de Enfermagem da UnC preocupa vereadores

por admin última modificação 08/03/2018 21h23
Informação foi dada pelo médico Saulo Sabatini, um dos principais incentivadores para a criação do curso em Canoinhas
Notícia sobre fechamento do curso de Enfermagem da UnC preocupa vereadores

Saulo Sabatini

A notícia sobre o possível fechamento do curso de Enfermagem da UnC-Canoinhas preocupou os vereadores. A informação foi do médico Saulo Sabatini que usou a tribuna livre da Câmara Municipal, na sessão ordinária de terça-feira (28). Sabatini, um dois principais incentivadores para a criação do curso na cidade, lamentou o fato da universidade estar perdendo espaço para outras unidades de ensino da região. “Lembro da minha luta pessoal e também do professor João Rosa Muller para a implantação do curso. Lamento, agora, estarmos deixando as vagas que tínhamos aqui em Canoinhas migrarem para a UnC-Mafra”, comentou.

O presidente do legislativo municipal, vereador Beto Passos (PT), também falou sobre os momentos de dificuldades vividos pela universidade nos últimos anos. “Outros cursos já foram fechados e a UnC perdeu muitos acadêmicos. O enfraquecimento da universidade faz com que a cidade e o seu comércio percam”, afirmou. Para Passos, “esse não é o momento de criticar a universidade, mas sim, de apoiá-la para que volte ser a maior empresa sem chaminé de Canoinhas”.

Diante da situação, o presidente do legislativo apresentou um requerimento que será encaminhado à direção da UnC – Canoinhas. O documento, assinado por todos os vereadores, solicita informações sobre os motivos que levarão ao fechamento do curso. Convida ainda algum representante da instituição para vir até a Câmara Municipal na sessão da próxima segunda-feira. “Queremos ouvir a direção da universidade e dizer que somos parceiros na busca de mecanismos legais para o seu fortalecimento. Diante dessas informações, poderemos inclusive solicitar e lutar pela estadualização ou até federalização da UnC”, frisou o vereador Beto Passos.

Vereador Bene Carvalho (PMDB) lamentou o possível fechamento do curso de Enfermagem e lembrou dos grandes profissionais nascidos município e que foram formados pela universidade. Para o vereador Célio Galeski (DEM), “a direção tem que se pronunciar se a universidade pode ou não caminhar com as próprias pernas”.

Já o vereador Tarciso de Lima (PP) relembrou do antigo projeto de desenvolvimento que a UnC – Canoinhas havia estabelecido no início dos anos 2000. “Segundo o projeto, além da expansão do espaço físico e aperfeiçoamento do corpo docente, a idéia era contar com mais de 10 mil acadêmicos até 2010. Infelizmente, o que vemos hoje, é uma debandada de jovens indo para as universidades de União da Vitória/PR, Porto União e Mafra”, relatou.