Moradores pedem limpeza emergencial em córrego que corta a Cohab 1

por admin última modificação 08/03/2018 21h20
Outras prioridades também foram elencadas pela comunidade durante reunião com os vereadores

O córrego que nasce no bairro Jardim Esperança, corta a Cohab 1 e segue até as proximidades da Fricasa Alimentos tem trazido uma série de transtornos aos moradores daquela região da cidade. Basta chover com mais intensidade para que a água fique represada próximo ao muro do Senai, transborde e passe a invadir as casas situadas nas áreas mais baixas.

Moradores da Rua Castelo Branco tem sido os mais prejudicados e dizem não suportar mais a situação que vem se arrastando há pelo menos cinco anos.  “Naquele sábado a noite alagou tudo, rua, as casas e até a escola. Minha casa ficou com um metro de água dentro”, relata uma moradora. O fato citado por ela ocorreu há aproximadamente 15 dias. Além da Cohab 1, outros pontos da cidade também sofreram com os alagamentos.

A comunidade está cansada, promete se mobilizar e pediu o apoio da Câmara Municipal de Vereadores. Na noite de sexta-feira (09), o presidente do legislativo municipal, Paulo Glinski (PSD) e o vereador João Grein (PT) estiveram reunidos com um grupo de 15 pessoas na sede da Associação de Moradores da Cohab 1 (Amoc).

Entre as prioridades elencadas pelos moradores está a limpeza emergencial do córrego. “É preciso fazer a retirada da lama, mato e até do lixo que estão depositados no local. Foi pedida também a desobstrução de todas as bocas de lobo para evitar que novas inundações venham a acontecer”, frisa Glinski.

No início desta semana, o vereador levou o pleito ao secretário municipal de Obras, José André Muehlbauer que garantiu o início dos serviços num período de até 30 dias. “Expusemos ao secretário que os moradores estão com medo de perder seus móveis, eletrodomésticos e outros pertences. Os alagamentos são constantes e acabar com o problema é questão de saúde pública. Afinal, as pessoas ficam expostas ao mau cheiro e ao perigo de doenças”, completa.

A questão referente à canalização do córrego também foi levantada pelo público presente. Os vereadores afirmaram que irão procurar a prefeitura para verificar se já existe algum projeto de engenharia para a obra. “É uma obra com custo relativamente alto, mas que precisa ser realizada o quanto antes”, disse o vereador João Grein.

Durante o encontro, a comunidade também solicitou o reperfilamento de todas as ruas do bairro, agilidade na construção da área que vai abrigar a academia de ginástica e a colocação - em pontos estratégicos - de latões para a coleta seletiva do lixo e matérias como pilhas, baterias e lâmpadas.

Os moradores também querem informações sobre os motivos que levaram Serrana, empresa que faz a coleta do lixo, a não estar recolhendo os resíduos recicláveis no local. A Câmara Municipal fará, de forma documental, o encaminhamento de todas as solicitações aos órgãos competentes.