Moradores do Salto D’Água Verde pedem ajuda após série de furtos

por admin última modificação 08/03/2018 21h20
Ex-vereador e morador do bairro, João Grein utilizou a tribuna para expor a situação da comunidade

O grande número de furtos ocorridos no bairro Salto D’Água Verde na última semana foi tema de debate na tribuna da Câmara de Vereadores de Canoinhas na sessão de ontem, 18. O ex-vereador João Grein fez uso da palavra para relatar a situação ocorrida pelos moradores da comunidade, local onde vive há 53 anos. Em sua fala, Grein contou que, desde a última semana, cerca de doze propriedades do bairro foram furtadas. Entre os objetos levados nas ações criminosas estão, principalmente, agrotóxicos, animais e equipamentos utilizados na prática agrícola. “A gente vai lutar pela comunidade. Se os bandidos estão organizados para furtar, nós vamos nos organizar para defender a nossa comunidade”, comentou.

O morador relembrou que no ano de 2011 uma série de furtos no local também motivou a organização da comunidade e entidades do município, o que gerou resultados positivos. “A gente percebeu o efeito positivo da movimentação que a Câmara, a imprensa e a polícia fizeram àquela época e novamente nós precisamos acabar com os roubos e furtos”, afirmou.

Valorizando o trabalho da comunidade, Grein pediu o auxílio das autoridades para que a situação seja amenizada. “A gente pode contar com a sociedade e com as autoridades constituídas, o que é muito importante para nós”.

O presidente Wilmar Sudoski (PSD) agradeceu a presença de Grein e se colocou à disposição para conversar diretamente com o Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, João Marcos Dabrowski de Araújo. O edil também apresentou requerimento, aprovado por unanimidade, que pede por um maior número de rondas policiais no bairro. “Acho importante que seja feito este diálogo com as autoridades competentes para elas poderem nos ajudar. Além desse requerimento oficial aprovado pelos dez vereadores, é importante conversar pessoalmente e resolver esse assunto”, afirmou.

O edil Coronel Mário Erzinger (PR) relatou que, enquanto atuava na Polícia Militar do município, participou de reuniões organizadas pelos moradores do bairro para discutir a segurança da comunidade. O edil também lembrou da criação do projeto “Vizinho Xereta”, na comunidade de Marcílio Dias, o que originou a implantação do programa “Rede de Vizinhos” em todo o estado. “Esse engajamento da comunidade é extremamente importante, então hoje temos um projeto institucionalizado da Polícia Militar para discutir essa questão de furtos”.

Coronel Mário relatou que entre os fatores para o aumento da violência estão “o desarme da população de bem, o enfraquecimento sistemático das instituições e a corrupção”. O edil afirmou que a organização da comunidade é essencial para combater o problema. “Se nesse momento da história a comunidade não se engajar efetivamente, nós vamos ter momentos muito difíceis”.

Participante do movimento para combater os furtos no bairro em 2011, o vereador Chico Mineiro (PR) lembrou que o engajamento entre comunidade e instituições foi importante para amenizar os crimes no local. “Acho que a comunidade deveria novamente tomar aquela iniciativa”, afirmou.

A vereadora Camila Lima (PMDB) parabenizou a iniciativa de Grein em procurar a Câmara de Vereadores para expor a situação e sugeriu que os líderes das demais comunidades do município também utilizem da casa para explanar suas necessidades. “Tenho certeza que nós vereadores vamos nos unir e fazer o possível para que esse problema seja amenizado”.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123