Moradores do Alto da Tijuca reivindicam melhorias

por admin última modificação 08/03/2018 21h20
Presidente da Associação de Moradores do bairro fez uso da tribuna na sessão desta terça-feira, 05

A Câmara de Vereadores recebeu na sessão desta terça-feira, 05, o presidente, Fernando Camargo, e demais membros da Associação de Moradores do bairro Alto da Tijuca para ouvir as reivindicações do bairro. Durante a sessão, Camargo fez uso da tribuna e informou as principais necessidades dos moradores da região. Em sua fala, o presidente relatou que a associação iniciou seus trabalhos há poucos meses e busca levar as solicitações de melhorias aos órgãos competentes. Até o momento, a entidade já conquistou a realização de atividades culturais e de lazer no período natalino e deve instalar o projeto “Rede de Vizinhos”, com o apoio da Polícia Militar, como medida de segurança.

Uma das principais reivindicações elencadas por Camargo diz respeito a conclusão das obras de pavimentação da Rua Bernardo Olsen. Segundo o presidente, o término das obras implica em melhorias para os moradores do Alto da Tijuca e de Marcílio Dias, que terão um novo acesso pavimentado ao distrito por meio da via. Camargo afirmou que, no entanto, para que a rua torne-se funcional, é necessário realizar recuos de estacionamento, especialmente em frente ao Centro de Educação Infantil Cecília Meireles.

Camargo ainda solicitou informações sobre a calçada da rodovia Wendelin Metzger e pediu que, no futuro, o bairro seja contemplado com espaço para a prática de esportes. Por fim, o presidente agradeceu o apoio dos vereadores e afirmou que a prioridade dentro do bairro, atualmente, é a conclusão das obras de pavimentação da Rua Bernardo Olsen.

O presidente Wilmar Sudoski (PSD) parabenizou a equipe da associação, destacando a importância das lideranças dentro das comunidades. “As pessoas que se colocam a frente de uma associação voluntariamente para defender os interesses de um bairro merecem elogios”, afirmou. Sudoski ainda relatou que a organização dos moradores irá auxiliar no crescimento do bairro. “Preservem essa condição de manter o bairro com qualidade e a organização de vocês com certeza vai ajudar nisso”, afirmou.

O vereador Paulo Glinski (PSD) sugeriu que as reivindicações apresentadas por Camargo sejam documentadas por meio de indicações coletivas assinadas por todos os vereadores, e que, após um período, os resultados sejam avaliados pelos membros da associação e pelos edis. “A gente tem que criar um mecanismo para que possamos cobrar e ter um cronograma para verificar a resolução delas, para que a associação possa prestar conta aos moradores”, afirmou.

Glinski ainda sugeriu que os vereadores e comunidade acompanhem os projetos de pavimentação, com o objetivo de avaliar se os padrões estabelecidos atendem as necessidades do local.

SAÚDE

O presidente da associação também falou sobre a Unidade Básica de Saúde do Alto da Tijuca que apresenta problemas estruturais. Segundo Camargo, a obra foi concluída no início de 2016, porém apresenta problemas de infiltração. O morador sugeriu que os vereadores realizem uma visita ao local para avaliar a obra e que tomem as providências para que o posto possa entrar em funcionamento.

A vereadora Zenici Dreher (PR) relatou que, após a realização do concurso público municipal em janeiro de 2018, o poder executivo poderá contratar a equipe para colocar a Unidade Básica de Saúde do Alto da Tijuca em funcionamento. No entanto, Zenici relata que é necessário levantar informações sobre a empresa responsável pela obra, tendo em vista que a construtora já foi notificada para realizar os reparos. “Eu penso que nós, enquanto vereadores e cidadãos, temos que ter ciência e ser informados sobre qual empresa construiu essa obra e quais providências jurídicas foram tomadas”. Em concordância com Camargo, a vereadora afirmou que é importante visitar o espaço e avaliar o que está danificado na unidade.

A vereadora Telma Bley (PMDB) informou que as obras das unidades de saúde possuem garantia de cinco anos e também defendeu que sejam tomadas providências legais.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123