Médico Veterinário da CIDASC fala na Tribuna Livre aos Vereadores e a comunidade regional

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h45

Médico Veterinário da CIDASC fala na Tribuna Livre aos Vereadores e a comunidade regional   

Santa Catarina no mês de setembro foi responsável por 56% da receita nacional das exportações de carne suína revelou Antonio Vasco

Durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Canoinhas (terça-feira, 22), esteve fazendo uso da tribuna livre dessa casa de leis o Médico Veterinário da CIDASC Antonio Vasco de Oliveira M. Teles. Falou dos números no estado, alertou para possíveis problemas que estados vizinhos têm enfrentado, e que o nosso estado está protegido, porém sempre alerta e vigiando. 

Antonio Vasco apontou que, em face da publicação da Instrução Normativa MAPA no 47, de 15 de outubro de 2019, que versa sobre a proibição da manutenção, da comercialização e do uso de vacinas contra a febre aftosa no Estado do Paraná, a partir de 31 de outubro de 2019, a CIDASC apresenta as seguintes orientações/recomendações:
• Até este momento, no Brasil, somente Santa Catarina possui reconhecimento internacional de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.
• O Estado do Paraná está pleiteando o mesmo reconhecimento internacional, em fase de retirada da vacina de seus rebanhos, porém até este momento permanece como Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação. Desta forma, mantêm-se as regras de trânsito de animais com destino a Santa Catarina
• O ingresso de bovinos e bubalinos continua proibido em Santa Catarina, provenientes de qualquer estado da Federação.
• As demais espécies suscetíveis à febre aftosa, como suínos, caprinos e ovinos, para ingresso neste estado, continuam seguindo as mesmas diretrizes descritas na Instrução Normativa
MAPA no 44/2007.

Antonio Vasco, aproveitou a oportunidade para apresentar aos vereadores comunidades presentes e aos que assistiam a Tv Câmara informações sobre a equipe técnica da CIDASC - DR Canoinhas. 

Ao ser questionado sobre a importância do controle de transito de animais informou que Santa Catarina foi responsável por 56% da receita nacional no que diz respeito às exportações de carne suína. 

Presidente Célio Galeski e demais vereadores agradeceram a presença do médico veterinário e as ricas informações, alerta que trouxe para a conhecimento dos edis e da população.

 

Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Nosso site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas