Jovens expõem objetivos e expectativas do DNJ 2014 aos vereadores

por admin última modificação 08/03/2018 21h18
Evento, que pretende reunir público de três mil pessoas, acontece no mês de outubro em Canoinhas

Sob o lema “Feitos para sermos livres e não escravo”, o município de Canoinhas sediará este ano o evento alusivo ao Dia Nacional da Juventude (DNJ), agendado para 19 de outubro. Movimentos ligados a Igreja Católica, como a Pastoral da Juventude e os grupos de jovens, já vem visitando as comunidades a fim de divulgar, coletar dados e apresentar os objetivos da programação prevista para acontecer no Parque de Exposições Ouro Verde.

A coordenação do DNJ 2014 esteve na Câmara Municipal de Canoinhas, na sessão ordinária de terça-feira, 20, para expor as expectativas do evento aos vereadores. Confiante, a jovem Lauriane Iendras acredita que este ano será batido o recorde de participações. “Até porque, mesmo ele sendo um evento organizado pela igreja católica, ele é aberto às pessoas de outras religiões também”, salientou.

A microrregião já realizou o DNJ em três oportunidades. Em 2011, o município de Bela Vista do Toldo reuniu cerca de 800 jovens. No ano seguinte, a cidade de Três Barras contou com aproximadamente mil participações. Já Monte Castelo, em 2013, conseguiu reunir um público de 1200 pessoas.  Este ano estima-se a presença de até três mil jovens.

Coordenador da Pastoral da Juventude e também do DNJ, Renato Drosdoski disse que a organização vem movendo esforços para que os grupos de jovens se interem sobre a realidade social do país e também debata políticas públicas voltadas à juventude. “Muitos falam que os jovens são o futuro, mas, na verdade, eles são o presente. Temos de incentivá-los com toda sua energia, força e vontade a serem os protagonistas”, destacou.

Também coordenador do evento, o seminarista Edilson Ferreira falou que o DNJ convida os jovens a refletir sobre a realidade onde estão inseridos, sobre as dificuldades e os desafios, mas, acima de tudo, visa tirar propostas que venham ao encontro das necessidades da juventude. “Será um dia de festa, celebração e também de reflexão”, garantiu.

Organização

Para levar as propostas do evento às comunidades, aos representantes da sociedade civil organizada e aos poderes constituídos, bem como, atuar na preparação direta do evento, os organizadores resolveram dividir funções. Formaram a coordenação geral que é composta por três membros.

Seis pessoas foram designadas como secretárias com o objetivo de auxiliar a coordenação e servir de elo de comunicação com os grupos de jovens. Ainda foram criados os setores de tesouraria, comunicação, mística e espiritualidade, cultura, logística e os responsáveis pela infraestrutura, limpeza, segurança, alimentação e pelo show no dia do evento.

Custos

Os participantes do DNJ não terão custos com taxas de inscrição e nem com as refeições, exceto para bebidas consumidas tais como refrigerante e água.

Mas, para custear tudo isso, os organizadores têm buscado auxílio financeiro da sociedade, empresas e órgãos públicos. Recursos também serão necessários para custear as despesas referentes à contratação de artista de renome nacional para o show principal. A coordenação e as equipes de suporte também se comprometeram em fazer promoções para arrecadar fundos. Uma rifa já está sendo vendida.

Temas

Fora o lema principal, que norteia as reflexões, o evento deste ano irá abordar ainda temas como a juventude, tráfico humano, liberdade, família, drogas, mercado de trabalho, escola, valores e conflitos.

Outro ponto que será debatido no DNJ e que já vem sendo comentado pela coordenação nas visitas às comunidades, é a importância de se formar grupos de jovens nos locais que ainda não contam.

Opinião

Vereadores canoinhenses se manifestaram positivamente após ouvirem as exposições feitas pelos coordenadores do DNJ.

Chiquinho da Silva (PMDB) parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição dos organizadores a fim de ajudá-los nos eventos promocionais para a arrecadação de recursos.

Vereador João Grein (PT) propôs diálogo com o executivo municipal para saber quais recursos poderiam ser alocados por meio da Fundação Cultural. “Essa é uma ação cultural para o município”, alertou.

Renato Pike (PR) fez menção a atuação social e voluntária dos grupos de jovens ligados a igreja católica, especificamente ao de Marcílio Dias, o qual conhece o trabalho. Ele ainda prometeu apoio à causa. “O que vocês conseguirem acertar com o executivo, também terá o respaldo desta Câmara”, falou.

Paulo Glinski (PSD) destacou a maneira pela qual os jovens se organizaram em prol de um evento que busca disseminar o bem. “Vemos uma juventude com vontade, que está se mobilizando para trazer outros jovens para o bom caminho e isso até emociona a gente e nos dá ânimo para seguir em frente”, acrescentou.

Professor do ensino médio, vereador Osmar Oleskovicz (PSD) enalteceu a forma pela qual a coordenação vem trabalhando os temas do DNJ junto aos grupos de jovens.  “Fico admirado quando jovens se tornam protagonistas. Pois, a maioria deles, está longe de se organizar, de pensar conscientemente e de lutar por seus objetivos e de crescer como ser humano”, afirmou.

Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB), disse que é digno de elogios um evento que possa reunir tantos jovens sem ser uma balada. “Parabéns pela coragem”, completou.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134