João Grein diz estar preocupado com o direcionamento dado à habitação rural

por admin última modificação 08/03/2018 21h18
Vereador solicita apoio do poder público municipal como facilitador no trâmite envolvendo os agricultores e os sistemas cooperados de crédito rural

Durante pronunciamento na Câmara, esta semana, vereador João Grein (PT) disse estar preocupado com o direcionamento tomado pela habitação rural no município. Segundo ele, as entidades sindicais tem auxiliado o poder público (União, Estado e município) no cadastramento dos agricultores aptos a participar do programa, porém, já não conseguem dar conta de também atender o restante dos trâmites legais. “Tem recaído tudo sobre os sindicatos rurais e não é papel deles fazer política de ponta”, esclareceu.

Na tribuna, o petista enalteceu as conquistas do programa de habitação rural desenvolvido no município desde 2004, dando ênfase ao fato dele atender todas as faixas de renda. “Conseguimos colocar esse programa em diversas propriedades rurais. Para se ter uma ideia da importância dele, o valor destinado aos agricultores enquadrados de baixa renda, este ano, deve chegar perto dos R$ 50 mil, com subsídio de 96%”, afirmou o vereador que também lembrou que o governo federal vem oferecendo linhas de financiamento com juros menores às famílias enquadradas nas demais faixas de renda.

Desde que executado com excelência, o vereador acredita que o programa incentiva os jovens agricultores a permanecer no campo e também a produzirem. “Se a família, a partir do momento que conquista o seu lar, repensa a sua vida na agricultura e vai lutar pelo seu espaço”, ressaltou.

Na oportunidade, Grein solicitou apoio do poder público municipal no sentido de facilitar o andamento dos projetos junto a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e sistemas cooperados de crédito. “Conversei com representantes dos sindicatos dos produtores e trabalhadores rurais e também da agricultura familiar. Todos dizem não ter estrutura para atender a demanda e que não conseguem mais correr com os documentos. O trâmite é burocrático, parece que nunca termina e muitos dos agricultores acabam desistindo”, completou o vereador que está propondo por meio de indicação a realização de reunião para tratar do assunto. Devem participar deste encontro representantes da administração pública municipal e dos sindicatos rurais.

Itinerantes

Vereador João Grein (PT) propôs esta semana a retomada das sessões itinerantes nos distritos canoinhenses. Na legislatura anterior foram realizadas 11 reuniões em diferentes comunidades. “É importantíssimo a Câmara chegar até as comunidades. Só pelo fato de as pessoas conhecerem o trâmite legislativo já valeria a pena a realização das itinerantes”, justificou.

Em 2010 aconteceu a primeira na localidade do Salto da Água Verde. Já em 2011 foram realizadas itinerantes nas localidades de Paula Pereira, Felipe Schmdt, Rio dos Pardos, Marcílio Dias e no Campo D’Água Verde. No ano de 2012 as sessões aconteceram em Rio do Pinho, Barra Mansa, Erval Bonito, Marcílio Dias e bairro Água Verde.