João Grein destaca luta dos movimentos sindicais no reajuste do salário mínimo regional

por admin última modificação 08/03/2018 21h18
Petista também cobra providências da prefeitura para que obra paralisada seja retomada em escola do interior
Ao se pronunciar na tribuna livre, na sessão de terça-feira (02), vereador João Grein (PT) elogiou a luta dos trabalhadores dos movimentos sindicais para a conquista do reajuste do salário mínimo regional em Santa Catarina. “Tiveram papel de destaque em todo o processo e souberam negociar com o governo, o que não é uma tarefa fácil”, afirmou.
Mesmo pertencendo a um partido de oposição ao governo do Estado, o petista também fez menção positiva a atitude do governador Raimundo Colombo (PSD) ao sancionar a lei complementar que garantiu o incremento salarial aos empregados.
A Lei nᵒ593 foi publicada no Diário Oficial do Estado na terça-feira da semana passada, com efeito retroativo a 1º de janeiro deste ano. O acordo havia sido firmado entre os sindicatos que representam os empregadores e os trabalhadores no Estado.
Grein lembrou que o incremento varia entre 9,28% e 9,37% em quatro faixas salariais. A primeira faixa teve aumento de R$ 700 para R$ 765 e beneficia as categorias que se enquadram na agricultura, pecuária, indústrias extrativistas, empregados domésticos e da construção civil.
A segunda faixa, que até então recebia R$ 725, passará para R$ 793. Nela se encaixam as categorias ligadas as indústrias do vestuário e calçados, fiação e tecelagem, artefatos de couro, do papel, papelão e cortiça e ainda empregados em estabelecimentos de saúde e em empresas do mobiliário.
Já a terceira faixa, que inclui os empregados das indústrias químicas e farmacêuticas, cinematográfica, alimentação, agentes autônomos e no comércio em geral, teve aumento de R$ 764 para R$ 835.
A última faixa salarial passou de R$ 800 para 875 e beneficia as categorias que se enquadram nas indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico, gráficas, vidros, cristais, artefatos de borracha e também os empregados que atuam como motorista no transporte em geral. “São percentuais consideráveis por que abraçam diversas categorias, será mais dinheiro no bolso dos empregados e isso fará com que a economia do município também seja aquecida”, destacou o vereador.

Cobrança

Ainda durante pronunciamento na tribuna livre, vereador João Grein (PT) voltou a citar os problemas estruturais apresentados na obra de construção de quadra de esportes coberta no interior do município. Em janeiro, o petista havia visitado o local a convite da comunidade do Rio da Areia do Meio e denunciado o abandono da obra pela empreiteira.
Partes de duas paredes laterais já caíram. Outra, que fica aos fundos, dá mostras que logo vai desmoronar também. Segundo Grein, a preocupação não está somente na paralisação da obra, mas também, no risco que traz às pessoas. “É um perigo eminente, principalmente, para as crianças da escola que fica ao lado desta construção”, falou.
Diante disso, o petista cobra um posicionamento do poder público municipal. Para o vereador, é preciso que a prefeitura verifique se a empresa responsável vai mesmo concluir os trabalhos. “Ou então, que se abra um novo processo licitatório e que outra empresa termine esta construção”, finalizou.

Contraponto

Ao se pronunciar sobre o caso, vereador Bene Carvalho (PMDB) disse que a prefeitura está mantendo contato com a empreiteira a fim de que a obra seja retomada, ou até mesmo, feita a rescisão do contrato.
Ele não descartou, inclusive, o pagamento de aditivo como forma de reajustar os valores iniciais previstos pelo processo licitatório que é do ano de 2010. Bene também mencionou que a atual responsável pela obra, a Construtora AWS foi a segunda colocada no referido processo.
Ainda de acordo com o vereador, a empreiteira só assumiu os serviços depois que a DF Construtora, de Brasília, abandonou uma série de obras em Canoinhas. “Entre as quais, a Policlínica Municipal, o restaurante do parque de exposições Ouro Verde e as quadras cobertas de esportes nas localidades de Barra Mansa, Felipe Schmidt e Rio da Areia do Meio”, concluiu.