João Grein comemora a manutenção do subsídio dado aos fumicultores

por admin última modificação 08/03/2018 21h18
Vereador participou de audiência pública na Aneel e destacou a mobilização dos agricultores catarinenses para a conquista

O subsídio oferecido nas contas de energia elétrica dos fumicultores será mantido. A informação é do vereador canoinhense João Grein (PT), que na quarta-feira (28), participou ao lado do deputado estadual Dirceu Dresch (PT), em Brasília, de audiência pública na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O encontro contou com representantes de diversos estados brasileiros.

Durante a sessão ordinária de terça-feira (04), o vereador destacou a importância das entidades e associações ligadas ao meio rural e dos próprios plantadores de tabaco para a conquista. “Foi uma mobilização que iniciou por Canoinhas e região, passou pelo Alto Vale do Itajaí e Sul do Estado e que ganhou apoios importantes. O momento é de comemorarmos esta conquista”, disse.

As regiões, citadas pelo vereador, são as principais produtoras de fumo no estado. Grein foi o organizador de audiência pública realizada em Canoinhas, no mês passado, para debater a questão. Naquela ocasião mais de 150 pessoas se fizeram presentes.

A resolução 414, editada no ano passado pela Aneel, garantia uma tarifa diferenciada apenas para os agricultores que criam animais ou produzem alimentos. “Existia uma apreensão geral já que grande parte dos nossos produtores não se enquadraria entre os beneficiários. Além disso, o fim do subsídio representaria um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões para os produtores de tabaco”, explicou.

Ainda em Brasília, o vereador manteve contato com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Lá, ele recebeu a informação de que o estado catarinense receberá recursos para aplicar em políticas de incentivo à migração dos produtores de fumo para outras culturas.