Itajui confirma cinco anos de garantia para as ruas e calçadas reconstruídas

por admin última modificação 08/03/2018 21h17
Vereadores Wilmar Sudoski e Renato Pike receberam a informação do engenheiro civil da empresa; Obras da rede de esgotamento sanitário devem durar dois anos

De acordo com o contrato firmado com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), a Itajui Engenharia de Obras Ltda é obrigada a oferecer cinco anos de garantia a todas as obras de reconstrução de ruas e calçadas que estão recebendo a rede de esgotamento sanitário. Nesse período, também deve executar reparos em todos os locais que por ventura apresentarem problemas.

A informação partiu do próprio engenheiro civil da empresa, André Oshima, durante reunião com os vereadores Wilmar Sudoski (PSD) e Renato Pike (PR), na manhã desta quarta-feira, 30.

Também participaram do encontro o outro engenheiro civil da Itajui, Jackson Munchen; o gerente local da Casan, Herbert Groscopf Junior, além de Bruno Guimarães de Oliveira, engenheiro sanitarista do Consórcio SC San - Prosul Engevix, grupo contratado pela Casan para fiscalizar as obras que estão sendo realizadas no município.

Diante da série de reclamações expostas pelos vereadores, a Itajui confirmou que algumas obras estão apresentando problemas.

Informou ainda que está cobrando os reparos dos serviços mal feitos junto as oito empresas contratadas para fazer as escavações, implantar a rede de saneamento e atuar na reconstrução de ruas e passeios. “A nossa dificuldade está na mão de obra oferecida por algumas dessas terceirizadas”, comentou Oshima, ao lembrar que o prazo para a entrega da primeira etapa do saneamento básico é de dois anos.

Oshima garantiu ainda que com o passar dos meses, tendem a se nivelar as ondulações horizontais formadas no eixo central das ruas pavimentadas com lajotas ou paralelepípedos. “Em alguns casos existia uma base compactada há 20 ou 30 anos e que agora foi mexida. Isso leva certo tempo para assentar novamente”, explicou.

A Itajui informou que os recortes feitos nos asfaltos estão sendo preenchidos com massa tão logo acontece à implantação da rede. Porém, disse que afundamentos podem aparecer em até seis meses, mas que todos os desníveis verificados serão arrumados.

Outro compromisso assumido pela empresa foi o de finalizar as obras na região central da cidade até o final do mês de novembro deste ano.  A solicitação foi feita pelos próprios vereadores, devido ao aumento de pessoas circulando nas ruas, principalmente, no comércio, no período que antecede as festividades de final de ano.

A empresa ainda se colocou à disposição dos munícipes sobre qualquer reclamação referente à reconstrução das calçadas.

Apesar de ser responsável por refazer só a parte danificada pelas obras, Oshima afirmou que a Itajui não descarta a hipótese de parceria com os moradores, a fim de que os passeios sejam remodelados num todo.

Qualquer tipo de informação ou dúvida sobre as obras devem ser feitas junto ao escritório da empresa, situado a Rua Lourenço Rollando Malucelli, nᵒ222, no centro de Canoinhas.

Cobrança

A iniciativa da reunião partiu da Câmara Municipal. Recentemente, diversos vereadores foram procurados por pessoas da comunidade, que expuseram sua indignação com relação à qualidade das obras.

Na sessão ordinária realizada no dia 15 de setembro, vereador Paulo Glinski (PSD) chegou a dizer que as obras estavam sendo ‘entregues de qualquer jeito’ e cobrou comprometimento e fiscalização da Itajui junto às empresas executoras.

Fones: 47 3622 3396/8805 5134