Iniciadas tratativas para que a Pró-Rim se instale no município de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h17
Vereador Wilmar Sudoski intermediou encontro entre o presidente da Fundação e o administrador do Hospital Santa Cruz

Com a presença do presidente da Fundação Pró-Rim, médico nefrologista José Aluísio Vieira, o Doutor Xuxo, foram iniciadas na tarde de quinta-feira, 25, no Hospital Santa Cruz, as primeiras tratativas para que a instituição, em breve, venha a oferecer seus serviços no município de Canoinhas.

Ainda participaram da conversa o administrador do hospital, Derby Fontana Neto e o vereador Wilmar Sudoski (PSD), intermediador do encontro.

Segundo Sudoski, a intenção é inicialmente oferecer atendimento aos pacientes renais agudos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Posteriormente, os serviços seriam estendidos aos pacientes renais crônicos com os procedimentos de hemodiálise. “Houve uma primeira conversa, não tem nada definido”, explicou.

A instalação de uma filial no município depende de parcerias. Uma delas seria com o próprio hospital, que ficaria responsável por ceder um espaço destinado a realização dos procedimentos. A fundação entraria com os equipamentos. Também seria necessário o aporte financeiro do município e do Estado para a contratação de dois médicos nefrologistas e custeio dos tratamentos. “Já que todos os atendimentos feitos pela Pró-Rim são 100% via SUS (Sistema Único de Saúde)”, argumentou o vereador.

Todos os atendimentos de pacientes renais da região estão concentrados, atualmente, no Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra. Só de Canoinhas são 20 pacientes.

Porto União, Irineópolis e Três Barras encaminham cinco cada. “São pessoas que saem de madrugada, vários dias por semana, em busca do seu tratamento. Por isso, vamos trabalhar para que os atendimentos venham até a nossa cidade e, assim, fique garantido o mínimo de conforto e comodidade a esses pacientes”, finalizou Sudoski.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134