Incidentes envolvendo alunos procedentes das turmas de correção de fluxo preocupam vereador

por admin última modificação 08/03/2018 21h17
Osmar Oleskovicz cita depredações do patrimônio público, brigas, agressões a funcionários e até ameaças de morte a um diretor de escola

Criadas pelo Governo Federal, através do Ministério de Educação (MEC) e instituídas nos municípios por meio das secretarias de Estado da Educação, as turmas da 1ª série do Ensino Médio contam com alunos procedentes do programa de Correção de Fluxo e das Classes de Aceleração.

A maioria desses estudantes é de repetentes da 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

Na prática, essas turmas foram implementadas pelas Gerências Regionais de Educação com o objetivo de diminuir os índices de alunos em defasagem idade/série, repetência e de evasão escolar.

Mas pelo menos em Canoinhas, a tentativa de fazer com que os estudantes retomem o percurso regular de escolarização está longe de acontecer. Pelo contrário, está se tornando um problema social.

Preocupado, vereador Osmar Oleskovicz (PSD) ocupou a tribuna da Câmara, na sessão ordinária de terça-feira, 28, para tornar público o elevado número de incidentes envolvendo alunos oriundos das turmas de correção. “Concentraram em apenas quatro escolas, pessoas de diversos locais da cidade, que vivem realidades diferentes e que têm problemas diferentes. E isso foi feito sem ao menos ser dada a estrutura necessária às direções e professores”, comentou.

Turmas estão sediadas nas Escolas de Educação Básica Almirantes Barroso, Santa Cruz, Irmã Maria Felicitas e Júlia Balleolli Zaniolo. Entre os incidentes já registrados, conforme o vereador, estão brigas envolvendo os alunos, agressões a funcionários, duas ameaça de morte a um dos diretores e depredações do patrimônio público. “Só na escola Júlia Balleolli Zaniolo foram gastos R$ 600 para trocar os vidros quebrados por essas pessoas”, informou.

Apesar do grande número de ocorrências já verificadas, Oleskovicz fez questão de dizer que nem todos os alunos procedentes dessas turmas são causadores dos conflitos. “Tem muita gente boa, que estão nas escolas para estudar, mas que estão encontrando dificuldades”, acrescentou.

Informações

Através de requerimento, Oleskovicz está perguntando se a Gerência Regional de Educação (Gered) tem conhecimento dos incidentes quem vem acontecendo nas escolas que sediam as turmas. Também está questionando a estrutura oferecida pela Gered às escolas e quais os critérios adotados para a formação dessas turmas.

O vereador ainda busca saber quais providências a gerência pretende tomar para evitar novos conflitos e se já houve alguma reunião envolvendo representantes da Gered, Polícia Militar, Promotoria Pública, Conselho Tutelar e do Corpo Docentes das escolas para discutir o assunto.

O requerimento também leva a assinatura do vereador Wilmar Sudoski (PSD).