Grein quer solução para as oscilações e quedas de energia elétrica no interior

por admin última modificação 08/03/2018 21h16
Vereador propôs requerimento cobrando medidas emergenciais por parte Celesc e das autoridades estaduais

Problemas constantes nos últimos cinco anos, oscilações e quedas de energia elétrica no período de safra têm trazido transtornos e atrapalhado a rotina de trabalho dos produtores rurais de Canoinhas e região. As interrupções têm prejudicado criadores de aves e suínos, produtores de leite e, principalmente, os fumicultores.

Durante pronunciamento na tribuna livre, esta semana, vereador João Grein (PT) voltou a cobrar soluções por parte das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e também das esferas do governo estadual. “Os cortes têm contabilizado diversos prejuízos. Para se ter uma ideia, cada estufa de fumo com processo de fumo interrumpido gera perdas de R$ 8 mil a R$ 10 mil aos produtores”, informou.

Muitos dos motores elétricos das estufas acabam estragando com as constantes quedas, gerando mais custos aos fumicultores. “Para que o trabalho não fique prejudicado, seria necessário que as estufas contassem com gerador que custa em média R$ 5 mil. Ou seja, outro problema para quem tiver que desembolsar mais este valor”, comentou Grein.

O vereador cobrou mais respeito da Celesc com os produtores da região. Só em Canoinhas, segundo ele, são injetados mais de R$ 150 milhões na economia graças ao trabalho no campo. “Só do fumo são R$ 76 milhões, pois o nosso município é campeão em produção e produtividade”, frisou.

Disse ainda que apesar das novas tecnologias, a adequação a elas está cada vez mais difícil para os produtores rurais da região. “O Estado precisa criar mecanismos para se garantir o acesso a uma energia elétrica de qualidade”, falou.

Também afirmou que a intenção de transformar o Planalto Norte numa região polo na produção de leite está ameaçada com as constantes interrupções. “A estratégia de promover a bacia leiteira deixa dúvidas quando o principal está incerto”, ressaltou.

Requerimentos propostos pelo petista e que recebeu o apoio dos demais vereadores cobra urgência na solução dos problemas. Cópias do documento estão sendo encaminhados ao presidente da Celesc, Cleverson Siewert; ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP) e ao secretario de Estado da Agricultura, João Rodrigues.

Somente este ano, o próprio vereador João Grein (PT), como também os vereadores Paulo Glinski (PSD) e Cris Arrabar (PT) encaminharam expediente solicitando soluções para as quedas de energia. “Até uma audiência pública foi realizada no plenário desta Casa, com a presença de autoridades e do presidente da Celesc, mas nenhuma melhoria aconteceu”, lamentou Grein.