Grein pede informações sobre o andamento dos programas de regularização fundiária em Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h16
Vereador quer saber a situação de cada loteamento que teve o processo iniciado e a previsão de entrega das escrituras

Através de requerimento aprovado em plenário esta semana, na Câmara, vereador João Grein (PT) está solicitando informações sobre o andamento dos programas de regularização fundiária em Canoinhas.

Pelo documento direcionado à secretaria municipal de Habitação, o vereador busca saber a situação de cada loteamento que teve o processo de regulamentação iniciado nos últimos anos, além do prazo de entrega das escrituras para que as famílias possam ter a posse legal dos imóveis.

O processo de regularização fundiária inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, como forma de integrar áreas regulares dentro do perímetro urbano dos municípios.

Áreas no Jardim Lavrama e no Serrajão, por exemplo, tiveram os processos de legalização iniciados pelo Projeto Lar Legal, que é um programa de intervenção pública, desenvolvido por meio de parcerias entre os municípios, Governo do Estado de Santa Catarina, Ministério Público e Poder Judiciário e que visa a individualização das matrículas. Ao participar deste programa o proprietário terá um único custo que é o de escrituração do imóvel, no valor estimado de R$ 960.

Desde sua criação, há três anos, a secretaria de Habitação tem trabalhado na regulamentação de outras áreas dentro do perímetro urbano, como são os casos dos Loteamento Jardim Santa Cruz, Loteamento Soares de Carvalho (parte situada na região central e outra no bairro Boa Vista), no Campo D`Água Verde, Industrial I, Vila Verde, Vila Militar no bairro Água Verde e Vila Zaniolo.

Em maio de 2013 Grein ocupou a tribuna da Câmara para pedir a regularização de aproximadamente 200 imóveis na Vila Militar. Um mês depois voltou à tribuna para, então, defender a legalização de casas e lotes na Vila Zaniolo. “É uma situação que se arrasta há 18 anos”, frisou, naquela ocasião, para lembrar que o problema persistia desde a falência da antiga madeireira que era proprietária de grande parte da área situada à margem esquerda da BR-280, sentido Canoinhas a Mafra.