Grein diz que a não liberação de alvarás para bingos afeta entidades e comunidades interioranas

por admin última modificação 08/03/2018 21h16
Vereador está direcionando requerimentos aos deputados sugerindo a revisão da lei estadual

Sob a justificativa de que os bingos comerciais são considerados jogos de azar, portanto uma contravenção penal, o delegado regional Wagner Meirelles deixou de assinar, desde a semana passada, a liberação de alvarás para a realização dos eventos em todos os municípios de jurisdição da 22ª Delegacia Regional de Canoinhas.

O assunto foi debatido durante a sessão ordinária de segunda-feira, 15, na Câmara Municipal de Canoinhas. João Grein (PT) usou a tribuna livre e disse estar preocupado com a medida tomada pelo delegado. “Não estou aqui para questionar a decisão. Muito menos para propor que a lei estadual seja burlada”, lembrou o vereador, ao ainda afirmar que “é preciso encontrar uma forma de se resolver isso sem prejudicar ninguém”.

À imprensa, o delegado informou que os alvarás para eventos filantrópicos até poderão ser concedidos, mas com muita cautela. Assim sendo, o vereador acredita que entidades e comunidades interioranas, acostumadas a realizar promoções beneficentes para levantar fundos, irão encontrar dificuldades a partir de agora.

De acordo com ele, as despesas referentes a manutenção das sedes e dos trabalhos sociais e religiosos desenvolvidos junto às diversas localidades do município são custeadas, na sua maioria, com os valores arrecadados com os bingos beneficentes. “Está cada vez mais difícil das entidades e comunidades se manterem”, reclamou.

Opinião semelhante tem a vereadora Cris Arrabar (PT), que afirmou ser favorável a liberação de alvarás, mas desde que sejam única e exclusivamente para eventos organizados por entidades ou comunidades. “Muitas pessoas vinham agindo de má fé e estavam sobrevivendo de bingos realizados de maneira particular”, denunciou.

Ainda em seu pronunciamento, Grein defendeu um amplo debate e a revisão da lei que proíbe a realização dos bingos no Estado. Sua proposta será direcionada aos 40 deputados estaduais por meio de requerimentos.

Quem também está encaminhando requerimento relacionado ao assunto é o vereador Renato Pike (PR). No documento ele está solicitando que a Delegacia Estadual de Fiscalização de Jogos e Diversões reveja a decisão sobre a proibição dos bingos, em especial, aqueles de caráter filantrópico.