Grein defende reajuste no valor pago por quilo de fumo e elenca prioridades dos produtores

por admin última modificação 08/03/2018 21h16
Moção de apoio aos fumicultores será encaminhada às autoridades; Documento também leva a assinatura da vereadora Cris Arrabar

Considerando que o preço médio pago pelo quilo do fumo em Canoinhas e região não está ultrapassando os R$ 6,00 este ano, vereador João Grein (PT) ocupou a tribuna da Câmara, na noite de segunda-feira, 02, para protestar e elencar uma série de reivindicações em prol dos produtores de tabaco.

Defendeu reajuste em 15%, tendo como referência o valor pago na safra 2013/2014 e que chegou a R$7,80 por quilo. “É apenas uma correção, já que os insumos, energia elétrica, mão de obra e custo de produção estão mais caros”, justificou.

A produção de fumo em 2013 gerou uma movimentação de R$ 112,3 milhões na economia local. Só em Canoinhas, quinto maior município em produção no país, estima-se que duas mil famílias de agricultores vivam do plantio de tabaco. Grande parte delas está concentrada nas localidades do distrito de Pinheiros. No Brasil são mais de 200 mil famílias.

Através de moção de apoio que também leva a assinatura da vereadora Cris Arrabar (PT), o vereador está reivindicando ainda a diminuição das 40 classes de classificação de fumo para no máximo 16. “Esse número elevado só tem o objetivo de desqualificar o produto e baixar o preço pago aos produtores”, alertou.

Está solicitando ainda a responsabilidade social que deverá ser assumida tanto pelas empresas fumageiras, quanto pelos próprios produtores e governos no que tange o trabalho infantil e de idosos, o uso correto de agrotóxicos e os cuidados com a questão ambiental; atendimento médico especializado para os fumicultores e seus familiares; compromisso das empresas fumageiras em adquirir toda a produção cadastrada e a garantia de maior participação dos fumicultores no processo de classificação e negociação do fumo. “Quem produz, precisa ter o direito de opinar”, observou.

O documento será encaminhado ao prefeito Beto Faria (PMDB), vice-presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), com cópias ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Gelson Merísio (PSD) e ao deputado federal Pedro Uczai (PT).

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134