Grein celebra destinação de recursos para a construção de Mercado Público Municipal

por admin última modificação 08/03/2018 21h16
Obra terá 574,10 metros quadrados de área construída e deverá ser edificada próxima ao Terminal Rodoviário; Vereador destaca papel de comissão que atuou na elaboração do projeto e busca das verbas

O sonho dos agricultores convencionais e agroecológicos, artesãos e vendedores de flores de Canoinhas de contar com local apropriado para poderem comercializar seus produtos está prestes a se tornar realidade.

A informação é do vereador João Grein (PT) que, ao ocupar a tribuna da Câmara, na noite de segunda-feira, 19, disse que os recursos para a obra já estão garantidos. Segundo ele, R$ 500 mil foram destinados por meio de emenda impositiva do deputado federal Décio Lima (PT). Outros R$ 50 mil são de contrapartida da prefeitura. “O mercado público municipal será, em breve, uma realidade”, comemorou.

Há pelo menos dois anos uma comissão formada por integrantes da Feira Livre Municipal, realizada todas as quartas-feiras e aos sábados pela manhã, vem tratando da elaboração do projeto e a busca de recursos para a construção. A feira funciona de forma improvisada e ao ar livre desde 1994 na Rua Antonio Burgardt, no centro, ao lado da praça Osvaldo de Oliveira.

O vereador também destacou o papel desempenhado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e pela Câmara de Vereadores no processo. Em diversas oportunidades, nesse período, o Legislativo canoinhense encaminhou indicações e requerimentos às autoridades do Estado, nos quais solicitava recursos e informava a importância do empreendimento para a geração de empregos e renda às pessoas que atuam de forma autônoma.

Grein informou ainda que a ideia inicial era construir o mercado municipal numa área localizada na Rua Irmã Maria Felicitas, na região central. Porém, devido à topografia acidentada do terreno a comissão e a própria prefeitura buscaram outra alternativa. “Seria necessário aterrar e ficamos com receio de que isso viesse a prejudicar os moradores do entorno”, explicou.

Dessa forma, a obra de 574,10 metros quadrados deve ser construída em um terreno ocioso que fica entre o Terminal Rodoviário e a Schadeck Pneus, na Rua Paul Harris, também na região central.

No primeiro pavimento ficarão 17 boxes destinados ao uso exclusivo dos comerciantes. Já no piso superior está prevista a construção de cinco salas, que deverão abrigar entidades como, por exemplo, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar. O edital de licitação para a obra deverá ser lançado nos próximos dias.

Para Grein, a construção do espaço fecha um ciclo de conquistas que há muito tempo vinha sendo perseguida por ele próprio e por agricultores familiares do município.  Uma dessas realizações é a cozinha comunitária localizada na Avenida dos Expedicionários, no Campo D’Água Verde, e que está prestes a ser entregue à comunidade.

No local serão servidas cerca de 200 refeições diárias de forma gratuita ou com preços acessíveis, sendo que grande parte dos alimentos consumidos serão adquiridos juntos às famílias de agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A cozinha comunitária terá como público alvo os beneficiários do Programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC), famílias advindas de proteção social, pessoas que se encontram em situação de extrema pobreza, sem moradia fixa e em área de abrangência no distrito do Campo D’Água Verde.

Outra vitória, segundo ele, é a Unidade de Distribuição de Alimentos oriundos da agricultura familiar, que teve ordem de serviço assinada no final do mês de setembro. A sede terá 242,45 metros quadrados de área construída e está sendo edificada na Avenida Moises Damaso da Silveira, via de acesso ao parque de exposições Ouro Verde, no bairro Piedade.

A obra tem custo estimado de R$ 450 mil, valor esse que também contempla a preparação do projeto de engenharia, a execução da obra e a aquisição de equipamentos e utensílios para suas atividades.

Os recursos são provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com a contrapartida da prefeitura de Canoinhas.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134