Grein celebra assinatura da ordem de serviço para construção de Unidade de Distribuição de Alimentos

por admin última modificação 08/03/2018 21h16
Pleito é uma das bandeiras defendidas pelo mandato do vereador. Ato aconteceu na manhã de terça-feira no gabinete do prefeito municipal

Com a assinatura da ordem de serviço que autoriza a construção da Unidade de Distribuição de Alimentos oriundos da Agricultura Familiar, na manhã de terça-feira, 29, sai do papel uma das bandeiras defendidas pelo mandato do vereador João Grein (PT). “É um sonho antigo dos pequenos agricultores e que agora passa a se tornar realidade”, celebrou.

O ato aconteceu no gabinete do prefeito Beto Faria (PMDB), sendo acompanhado pelo próprio vereador. Fora ele, também marcaram presença o vice-prefeito Wilson Pereira (PMDB); os secretários Joércio Mielke, de Desenvolvimento Rural; e Gilson Luiz Guimarães, de Planejamento; a secretária de Assistência Social, Angela Soares; e Zenilda Lemos, coordenadora do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional de Canoinhas.

A sede da unidade será edificada na Avenida Moisés Damaso da Silveira, via de acesso ao Parque de Exposições Ouro Verde, no bairro Piedade. O prédio terá uma área construída de 242,35 metros quadrados, com custo estimado de R$ 450 mil. Esse valor contempla a preparação do projeto de engenharia, a execução da obra e aquisição de equipamentos e utensílios para as suas atividades.

Os recursos são provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com a contrapartida da prefeitura de Canoinhas. A unidade terá a coordenação do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional.

Conquista

No Planalto Norte catarinense, apenas os municípios de Rio Negrinho e Canoinhas foram contemplados com verbas destinadas especificamente para a construção de centrais de distribuição de alimentos.

Agricultores que integram a Cooperativa de Comercialização Solidária (Comsol) foram os responsáveis pela elaboração do projeto que pleiteou uma das unidades para Canoinhas. Há mais de cinco anos, a cooperativa vem fornecendo alimentos produzidos pelos próprios agricultores familiares às escolas da rede municipal de ensino.

Diante da garantia dos recursos por parte do Governo Federal, em 20 de maio do ano passado vereador João Grein (PT) apresentou requerimentos nos quais buscava informações junto à municipalidade, no tocante ao projeto arquitetônico da unidade, local onde seria construído e o modelo de gestão a ser adotado quando de seu funcionamento.

Na época, os documentos foram direcionados às secretarias de Desenvolvimento Rural e Assistência Social.

Com informações e foto de Carlos Eduardo Vipieski/ Ascom prefeitura de Canoinhas