Grein busca informações sobre a construção e gestão da central de distribuição de alimentos

por admin última modificação 08/03/2018 21h16
Vereador petista também apresentou indicações solicitando obras e serviços para diversos pontos do município

Vereador João Grein (PT) apresentou, na sessão ordinária de terça-feira, 20, requerimento solicitando explicações por parte de duas secretarias municipais: Desenvolvimento Rural e Assistência Social.

No documento, o petista busca saber informações do projeto arquitetônico do prédio que irá abrigar a central de distribuição de alimentos oriundos da agricultura familiar, o local onde será construído e também qual modelo de gestão será adotado quando de seu funcionamento.

Na construção do prédio serão utilizados valores de até R$ 600 mil. Recursos de R$ 459 mil foram garantidos pelo Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O restante será custeado com a contrapartida do município.

No Planalto Norte catarinense, apenas Canoinhas e Rio Negrinho foram contemplados com verbas destinadas à construção de uma central de distribuição de alimentos. No caso de Canoinhas, os projetos foram elaborados por agricultores que integram a Cooperativa de Comercialização Solidária (Comsol).

Há quase cinco anos, a cooperativa vem fornecendo alimentos produzidos pelos próprios agricultores familiares às escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com Grein, vale lembrar que essa parceria só foi possível graças aos recursos destinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Foram através deles que a prefeitura pode colocar em prática o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e também o Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O governo municipal faz uma espécie de ponte para que os recursos federais cheguem aos produtores. O programa tem o acompanhamento técnico de nutricionistas da prefeitura.

Os projetos tiveram início no segundo semestre de 2009 com a liberação de R$ 26 mil por parte do Governo Federal. No ano seguinte esses valores aumentaram para R$ 86 mil e, em 2013, chegou a quase R$ 280 mil.

Outras reivindicações

Na mesma sessão, o vereador apresentou indicação pedindo que a secretaria municipal de Planejamento determine a substituição de todas as lâmpadas queimadas na Rua João Muller, no bairro Boa Vista, especificamente, no trecho que inicia na BR-280 e segue até a localidade do Salto da Água Verde. “Em diversos pontos está uma escuridão só”, falou.

Já na reunião do dia anterior, Grein apresentou requerimento direcionado à empresa de Telefonia Oi, solicitando a ampliação da rede de telefonia fixa até as localidades de Salseiro, Arroios e Palmital, situadas no interior do município.

No mesmo dia, ele ainda defendeu três indicações de sua autoria e que pleiteiam a realização de serviços por parte da secretaria municipal de Obras. Entre as solicitações estão o fechamento de buraco numa estrada do Salto da Água Verde, em frente à residência de José Bach; construção de bueiro na estrada que liga a localidade de Arroios até a comunidade conhecida como Pé de Galinha e também o reforço da estrutura de ponte na localidade de Entre Rios. Segundo ele, a mesma vem sendo utilizada provisoriamente para o desvio do trânsito enquanto acontecem as obras de reconstrução da ponte principal.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134