Grein acredita que o Planalto Norte deve ser a segunda região a receber expansão da UFFS

por admin última modificação 08/03/2018 21h16
Vereador ocupou a tribuna da Câmara para repassar informações da reunião que aconteceu em Chapecó, na semana passada

Apesar de o Planalto Norte estar disputando com outros oito locais dos três estados do Sul uma unidade de expansão da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), vereador João Grein (PT) vê como principal concorrente da região o município de Caçador, localizado no meio oeste catarinense.

No dia 03 de julho, o petista e o seu colega na Câmara Municipal de Canoinhas, Osmar Oleskovicz (PSD), reforçaram a comitiva de prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais autoridades que integram a Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) e que foi a Chapecó pedir e defender o projeto de instalação de um polo da UFFS na região. “Esse encontro foi uma sequência daquela audiência pública que foi realizada em Três Barras e teve a presença de mais de 500 pessoas”, disse o vereador, ao ocupar a tribuna livre da Câmara, na noite de segunda-feira, 07.

O evento aconteceu no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes. O secretário municipal de Educação de Canoinhas, Hamilton Wendt, foi quem apresentou a proposta da região. “Foram nove apresentações e acredito que a expansão da universidade chegará a todas as regiões, sendo que uma será a primeira e outra a última”, ressaltou.

Pelo fato de estar localizado no extremo oeste catarinense e ficar próximo dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, Grein acredita que o município de São Miguel do Oeste será o primeiro a ser contemplado com o projeto de expansão da universidade. “Outro ponto favorável é que, há algum tempo, o município vem articulando a ida do polo junto aos movimentos sociais de diversas cores partidárias. E todos estavam lá nesse encontro, demonstrando força a abraçando essa causa”, acrescentou.

Para o vereador, o segundo investimento da UFFS deve ser mesmo o Planalto Norte catarinense, onde grande parte dos municípios faz fronteira ou fica próxima ao estado do Paraná. “São 25 municípios de Santa Catarina e outros 24 cidades paranaenses, ao contrário de Caçador que geograficamente fica numa região distante de divisa com outros estados”, explicou.

Ao mesmo tempo em que elogiou o comprometimento dos políticos da região e da Amplanorte, o vereador cobrou uma maior interação das entidades representativas, associações de moradores, sindicatos e da sociedade. “Nós não estamos atrasados, mas precisamos nos mobilizarmos ainda mais. Pois apesar de termos os números e região favoráveis, podemos é perder na movimentação social”, garantiu.

Além de trazer ensino de qualidade e gratuito, Grein considera a vinda da universidade federal uma importante ferramenta de desenvolvimento social e intelectual, principalmente, para as classes menos favorecidas. “92% dos alunos matriculados na UFFS são oriundos de escolas públicas. Mas isso não quer dizer que estaria cerceando o direito daqueles estudantes que vem de escolas particulares”, finalizou.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134