Grande abraço simboliza apoio de que Hospital Santa Cruz de Canoinhas precisa

por admin última modificação 08/03/2018 21h16
Idealizado por vereadora, ato mostrou que população pode ajudar a conter as dificuldades do HSCC

Na manhã deste sábado (8) a saúde de Canoinhas ganhou uma forma diferente de apoio, com a participação de cidadãos que se deslocaram das mais variadas localidades do município para abraçar o Hospital Santa Cruz. O ato simbólico, mais do que abraçar, literalmente falando – o que foi realizado -, teve como objetivo apoiar a instituição que tem portas abertas para amparar todos os canoinhenses e moradores da região que lá chegam necessitando de supervisão, auxílio, segurança e carinho.

Idealizada pela vereadora Norma Pereira (PSDB), que faz parte da equipe que, voluntariamente, se dedica à instituição, a campanha #euabraçohscc teve o apoio de todos os edis. Também estiveram presentes no evento Coronel Mário Erzinger (PR), Zenici Dreher (PR), Ivan Karuncho (PR), Camila Lima (PMDB) e Paulinho Basílio (PMDB), além do prefeito Beto Passos (PSD) e o vice, Renato Pike (PR).

Emocionada, Norma Pereira agradeceu a participação dos cidadãos e pediu apoio de todos para que “sejamos referência no Brasil e quem sabe no mundo em termos de saúde pública”. Ela destacou o comprometimento do corpo clínico e de todos os funcionários e ainda agradeceu aos que contribuem com os trabalhos do Hospital, local que, apesar das dificuldades, nunca fechou as portas para a população. De acordo com ela, é importante que os canoinhenses tenham a consciência de que qualquer tipo de ajuda é bem-vindo e que a instituição só tende a melhorar se todos se mobilizarem em prol desta causa.

O prefeito municipal também fez questão de se manifestar, parabenizando a iniciativa e contando que mais de vinte reuniões já foram realizadas este ano para debater temas ligados ao Hospital. Segundo Passos, anteriormente oito municípios ajudavam a manter o sobreaviso médico, já que todos eles usufruem deste serviço. Porém, de acordo com ele, cada um foi saindo, um a um, restando a Canoinhas arcar com as despesas sozinha. Assim como Norma, Passos também enfatizou que se cada um entrar com uma pequena contribuição, o Hospital Santa Cruz será fortalecido.

Diretor do Hospital, Derby Fontana, também emocionado, pediu que todo canoinhense tenha compromisso com a saúde e com o próximo e fez questão de mencionar que a Câmara de Vereadores está proporcionando chances de que a instituição mostre à comunidade a real situação do HSCC. De acordo com ele, no mês de maio isto será feito novamente, quando a diretoria estará presente no plenário, pronta para expor os números e sanar todas as dúvidas de quem estiver presente. “Nós não escondemos nada. Nós devemos prestar esse esclarecimento para a população. No mínimo vocês têm que estar lá para ver as condições com as quais estamos gerindo nosso HSCC”, desabafa Fontana, lembrando que não há registros de reclamações com relação ao atendimento da instituição, apesar de todas as dificuldades.

Também agradeceu a presença da comunidade o presidente do HSCC, Artur Burgardt, lamentando que o ano que passou tenha sido traumático, mas enaltecendo a confiança que tem, graças ao “trabalho que vem sendo realizado seriamente.” No fim do discurso, ele garantiu que toda a população pode contar com o Hospital.

Neste momento todos os presentes deram aos mãos e fizeram um grande círculo, uma espécie de abraço, que simbolizou o apoio que já existe, e que pode ser ainda maior se cada um dos canoinhenses conhecer a situação e se sensibilizar com o Hospital Santa Cruz.

Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066

Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004