Governo do Estado libera R$ 800 mil ao Hospital Santa Cruz

por admin última modificação 08/03/2018 21h16
Presidente da Câmara participou da solenidade que marcou o anúncio da verba; Instituição receberá R$ 100 mil mensais pela realização de procedimentos alta complexidade em ortopedia e traumatologia

Já está creditado na conta do Hospital Santa Cruz (HSC) o recurso de R$ 800 mil liberado pelo Governo do Estado. Solenidade realizada no início da noite de sexta-feira, 20, na sala reuniões da instituição, marcou o anuncio do dinheiro direcionado à manutenção e despesas com pessoal. Parte deste recurso, inclusive, já foi utilizado pela direção da entidade no pagamento da primeira parcela do 13º salário dos funcionários.

Na ocasião, o deputado Antonio Aguiar (PMDB) também informou que outros R$ 100 mil serão liberados mensalmente ao hospital pela realização de procedimentos e cirurgias de alta complexidade em ortopedia e traumatologia. “E este valor pode aumentar para até R$ 300 mil mês”, garantiu.

Presente a solenidade, o presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR) classificou a saúde do município como sendo de excelência. “Serve de exemplo para diversos municípios do Estado”, comentou.

Credenciou as conquistas às parcerias envolvendo os governos municipal e estadual, dando ênfase ao trabalho desempenhado pelos profissionais da área de saúde. “É uma ação conjunta, que conta com a participação efetiva das equipes administrativas e de gestão, funcionários e médicos que atuam na saúde pública”, avaliou.

Prefeito Beto Faria (PMDB) destacou avanços na atenção básica a saúde, nos procedimentos de média e alta complexidade, nos atendimentos ambulatoriais e na aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta. “O custeio é elevado, porém, se a tecnologia está disponível tem que ser utilizada”, considerou.

Vice-prefeito Wilson Pereira (PMDB) lembrou que o município investe cerca de 30% do que arrecada saúde pública, dando destaque também as parcerias firmadas para a captação de recursos nas mais diversas áreas. “Estamos todos empenhados e trabalhando para que as coisas aconteçam”, completou.

Secretária municipal de Saúde, Telma Regina Bley, falou sobre os preparativos do município para o ingresso nas redes de urgência e emergência. “É um projeto piloto no Estado e que nos dará a chance de aderirmos a novos programas do Ministério da Saúde e, assim, recebermos recursos para a melhora na qualidade da assistência prestada”, enfatizou.

Já o secretário do desenvolvimento regional, Ricardo Pereira Martin, celebrou os investimentos do Estado na saúde em Canoinhas e região. “Se faz necessário porque o Hospital Santa Cruz é de fato regional e recebe pessoas de diversos municípios pelo atendimento que oferece e a competência dos seus médicos e demais profissionais”, afirmou.

Em sua fala, o presidente do HSC, empresário Mário Scheuer, citou a difícil situação financeira pela qual passou a entidade, agradeceu as parcerias e disse acreditar na equalização da dívida. “Em breve queremos poder fornecer todas as certidões negativas de débitos e estar aptos a receber mais recursos”, relatou. Atualmente, o hospital recebe recursos estaduais por meio de um plano gestor intermediado pela prefeitura.

Na opinião do administrador do hospital, Derby Fontana, nos últimos quatro anos a entidade deu um salto expressivo no que tange a qualidade do atendimento, procedimentos oferecidos e investimentos em tecnologia. “Graças ao empenho dos funcionários, corpo clínico e das parcerias avançamos em muitas coisas e hoje somos referência na região”, finalizou.

Secretários e servidores do primeiro escalão do governo municipal; funcionários, enfermeiras e médicos do HSC e pessoas da comunidade acompanharam a solenidade.