Governo do Estado libera R$ 140 mil para Comitê do Rio Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h16
Vereador Renato Pike representou o legislativo canoinhense no ato de assinatura na tarde desta sexta-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) de Canoinhas celebrou convênio para a transferência de recursos financeiros na ordem de R$ 140,7 mil. A verba será utilizada na operacionalização e fortalecimento do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas.

Presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR), participou do ato de assinatura que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 04. “O governo do Estado, por intermédio do deputado Antonio Aguiar, foi solidário com a região e liberou estes recursos que serão fundamentais no trabalho técnico e na difusão da causa em diversos segmentos da sociedade”, falou.

Também estiveram presentes o secretário regional Ricardo Pereira Martin; deputado estadual Antônio Aguiar (PMDB); presidente do comitê Rio Canoinhas, Alfredo Lang Scultetus; consultora do comitê, Francielle Gaertner; secretário de municipal do Desenvolvimento Rural, Joércio Mielke; e Leonardo Damborski, representando o presidente da Associação Empresarial de Canoinhas, Gilson Pedrassani.

Objetivo

O presidente do comitê Rio Canoinhas, Alfredo Lang Scultetus disse que os recursos irão auxiliar os trabalhos de divulgação e educação ambiental voltados para a preservação e conservação dos recursos hídricos. “Serão atendidos os municípios abrangidos pela bacia e outras cidades da região, totalizando um total de 14 municípios beneficiados de forma direta e indireta”, explicou.

Os municípios de Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, Papanduva e Monte Castelo são abrangidos pela bacia. O comitê, no ano de 2012, criou o programa regional denominado “Planorte Água e Solo”, que visa à integração entre os trabalhos de água e solo em toda a região. A iniciativa conta com diversos segmentos públicos, privados e da sociedade civil.

Entre as tarefas do comitê, ainda se destacam a efetivação de estudos técnicos para identificação e mapeamento das nascentes na bacia do Rio Canoinhas, além de contratação de profissional para trabalhar com o mapeamento de uso do solo. Também está em pauta a realização de 14 mini seminários municipais para divulgação e articulação do programa e a continuidade do seminário do programa Planorte Água e Solo.

Ainda estão previstas a elaboração de jornal informativo semestral, confecção de folder para divulgação de concurso ambiental para escolas, produção de vídeo institucional e de educação ambiental na nascente do Rio Canoinhas, entre outras atividades.

A consultora, Francielle Gaertner destacou o convite recebido da Agência Nacional de Águas, no qual o comitê deverá apresentar o programa Planorte Água e Solo, como uma das experiências de êxito a nível Brasil. “Vamos apresentar nossa experiência no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas que ocorrerá neste mês, em Porto Alegre”, finalizou.

Informações: Sérgio Teixeira da Silva – Assessor de Comunicação da SDR Canoinhas