Glinski protocola projeto que reduz salários dos vereadores e de demais agentes políticos

por admin última modificação 08/03/2018 21h14
Matéria vai para a leitura na sessão ordinária desta terça-feira e depois segue para a análise das comissões técnicas

Vereador Paulo Glinski (PSD) protocolou na tarde de segunda-feira, 1º, projeto de lei de sua autoria e que reduz para R$ 880 o salário mensal dos vereadores em Canoinhas. A matéria vai para a leitura na noite desta terça-feira, 02, na abertura dos trabalhos em plenário. Depois segue para a análise das comissões técnicas.

Pela proposição do vereador, ainda ficam reduzidos os salário do prefeito, vice-prefeito, secretários e supervisores da prefeitura do município.

Os salários propostos passariam a vigorar logo após a publicação da Lei, permanecendo até 31 de dezembro de 2020. A Lei Orgânica do município, no entanto, estabelece que os subsídios só passam a valer na próxima legislatura, a partir da fixação de valores no último ano do mandato anterior.

Ainda de acordo com o projeto, o índice de correção anual sugerido é o mesmo do percentual de aumento do salário mínimo nacional.

Após protocolar o projeto, Glinski participou de reunião com o presidente da Câmara, Célio Galeski (PSD) e mais seis vereadores. O empresário Jacson Padilha, que lidera movimento popular pela redução dos salários dos vereadores, também se fez presente. Tanto o vereador autor, quanto Padilha, devem ocupar a tribuna na noite desta terça-feira para defender a aprovação da matéria.

Em sua justificativa no projeto, Glinski diz que a redução dos salários dos agentes políticos é necessária. “A população tem cobrado uma providência nesse sentido”, afirmou. Ele ainda sugere que os valores economizados sejam investidos na proporção de 40% na área de Saúde, 40% em Educação e outros 20% na conservação e manutenção de vias públicas.

Salários propostos (sem descontos de tributos e contribuições sociais)

Prefeito: de R$ 18.717,80 reduzindo para R$ 10 mil

Vice-prefeito: de R$ 13.726,38 reduzindo para R$ 5 mil

Secretários municipais: de R$ 9.982,82 reduzindo para R$ 3 mil

Vereadores: de R$ 8.877,40 reduzindo para R$ 880

Supervisor nível I: de R$ 5.055,15 reduzindo para R$ 2,1 mil

Supervisor nível II: de R$ 3.878,98 reduzindo para R$ 1,8 mil

Supervisor nível III: de R$ 2.363,99 reduzindo para R$ 1,4 mil.