Glinski pede políticas públicas que viabilizem a instalação de indústrias em Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h14
Solicitação do vereador foi feita ao secretário do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhausen
Aplicação de políticas públicas que viabilizem a instalação de indústrias de médio e até de grande porte na região, especialmente em Canoinhas, foi o que solicitou o vereador Paulo Glinski (PSD), durante conversa com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhausen, que palestrou no município sobre o tema “A Nova Economia Catarinense – BMW e você”.
O evento aconteceu na tarde de terça-feira, 18, no auditório do Santa Catarina Plaza Hotel. Fez parte de um ciclo de três palestras que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), em parceria com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC),  promoveram pelo Planalto Norte.
Ao sustentar seu pedido, o vereador defendeu o crescimento igualitário de todas as regiões do Estado. Para ele, Santa Catarina tem uma dívida com a região de Canoinhas. “Até pouco tempo, existiu uma histórica falta de investimentos do Estado e do país em nossa região. Por este motivo, acabamos crescendo na contramão das demais regiões. Mas agora, esta realidade começou a mudar e estamos buscando aquilo que é nosso de direito e de fato”, frisou.
Também solicitou a intervenção do secretário junto ao governador Raimundo Colombo (PSD), para que incentivos fiscais e tributários sejam oferecidos e tornem os municípios da 36ª Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) atrativos para a vinda de novas empresas. “O secretário entendeu a necessidade local de aumentar sua arrecadação e também gerar novos postos de trabalho e renda à população”, informou.

Palestra

Bornhausen falou sobre os números e resultados do trabalho realizado pela SDS até agora. Explanou ainda sobre a vinda da BMW para o Estado e o impacto de sua instalação na economia catarinense. Acompanhando do superintendente do Sebrae/SC, Guilherme Zigelli, também fez menção ao programa “Nova Ecomonia SC” que conta com três projetos: Juro Zero, Polos de Ecomonia Verde e Desenvolvimento Territorial.
Além de Canoinhas, o tema também foi apresentado aos empresários, microempresários individuais, cooperativas, beneficiados pelos programas da SDS, estudantes e comunidade em geral dos municípios de Mafra e Porto União.