Glinski diz que suposto desinteresse em receber investimento deve ser esclarecido

por admin última modificação 08/03/2018 21h14
Vereador cobra explicações do Executivo sobre o andamento das negociações com a empresa Máster; Também solicita informações acerca de cancelamento de provas em concurso

Para o vereador Paulo Glinski (PSD), o suposto desinteresse do Executivo Municipal em receber investimento de mais de R$ 250 milhões na instalação de um frigorífico da Máster, em Canoinhas, precisa ser esclarecido à Câmara e à população do município. “Se entendem que a vinda dessa empresa não é boa para a comunidade, que venham publicamente e digam”, salientou.

Mesmo assim, ele defende explicações convincentes para tal decisão, além de informações sobre outros investimentos que o Executivo pretende trazer para gerar emprego e renda à juventude. “Se não querem uma empresa, é porque devem ter outra encaminhada para vir”, alfinetou.

As declarações do vereador têm como base notícia veiculada pela imprensa (jornal Correio do Norte e portal Jmais) no último final de semana. Segundo a matéria, após colocar a estrutura do município à disposição da empresa, prefeito Beto Faria (PMDB) teria voltado atrás meses depois.

Cogitado para receber as instalações, o terreno conhecido como da Aurora (na BR-280) já não poderia ser disponibilizado por se tratar de investimento relacionado à suinocultura.

Outra área foi indicada no interior. Mas, no dia de visitar o local com os diretores da Máster, Faria teria jogado a incumbência ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Edmilson Verka, que não soube mostrar ao certo onde ficava o terreno.

Ainda de acordo com a matéria, Faria teria desmarcado na véspera um jantar com os diretores da empresa. O encontro selaria o investimento no município. A confraternização estava sendo patrocinada pela Associação dos Suinocultores do Planalto Norte.

No início desta semana, Faria encaminhou nota à imprensa negando que teria rejeitado o investimento. Conforme a nota, há um ano o município vem mantendo contato com a direção da empresa.

Nesse período, a prefeitura teria disponibilizado parte da área de 90 hectares que fica às margens da BR-280 e que deveria ser utilizada na instalação da unidade de abate e fornecimento de carcaças. Também teria oferecido outras áreas no interior para a instalação das unidades de produção (granjas). Todas as áreas estão sob a avaliação da empresa.

O prefeito esclareceu ainda que o jantar/ reunião citado pela matéria foi cancelada a pedido do próprio diretor da empresa e não por ele.

Diante do desencontro de informações, Glinski apresentou na sessão ordinária de segunda-feira, 23, requerimento solicitando esclarecimentos por parte do Executivo Municipal. Entre os questionamentos está o andamento das negociações e quais áreas foram oferecidas e de fato apresentadas à direção da empresa.

Concurso

Em outro requerimento direcionado ao Executivo Municipal, vereador Paulo Glinski (PSD) está buscando informações acerca dos motivos que levaram ao cancelamento das provas em alguns cargos do concurso público realizado no dia 08 de fevereiro, pelo Instituto Barriga Verde (IOBV). Além dos esclarecimentos, o vereador ocupou expediente na Câmara para cobrar providências da municipalidade, no sentido de ressarcir imediatamente todos os candidatos prejudicados.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134