Glinski defende a diminuição ou até isenção da cobrança referente à contribuição de melhoria

por admin última modificação 08/03/2018 21h14
Vereador diz que os moradores da Rua Sérgio Gapski precisam estar cientes dos custos pela obra de asfaltamento que em breve será realizada

Conforme salientou o vereador Paulo Glinski (PSD), a Câmara precisa se reunir e levar ao conhecimento dos moradores da Rua Sérgio Gapski, no bairro Água Verde, a intenção do município de Canoinhas em realizar a cobrança do asfalto que em breve será feito em 500 metros da via, a partir da BR-280 até a Rua Jacob Fuck.

Projeto de lei nᵒ060/2015, que institui e autoriza a cobrança da contribuição de melhoria, entrou para leitura na sessão ordinária de segunda-feira, 13 e agora segue para a análise das comissões técnicas.

Pelo fato de a rua contar com intenso fluxo, principalmente, de veículos pesados, Glinski acredita que a base e a massa asfáltica a ser colocada precisam ser reforçadas. E isso, segundo ele, pode acabar encarecendo a obra e a cobrança que será feita aos moradores. “Essa comunidade precisa estar ciente desses custos, até para saber se têm condições de realizar o pagamento”, comentou.

Antes de o projeto ser colocado em votação, o vereador defende o diálogo da Câmara com o Executivo Municipal para ver se há possibilidade de diminuir os valores da contribuição ou, então, isentar a cobrança dos moradores. “Essa via tem um caráter regional, pois serve de acesso a um bairro populoso, carente de pavimentação e também de ligação para diversas comunidades, muita delas com agricultura forte e produtiva”, argumentou.

No caso da cobrança ter que ser feita, o vereador lembrou que o cálculo terá como base o custo parcial correspondente a contrapartida do município.

Em se tratando da Rua Sérgio Gapski, a contribuição de melhoria seria calculada sobre o valor de R$ 8.183,12, conforme estabelece o contrato. Os outros R$ 493,1 mil são de repasses da União, através de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Mauro Mariani (PMDB).